quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Tatuagens e Piercings x Cristão



Toda vez que é mencionado este tema e também vejo ele estampado em alguma rede social geralmente vem recheado de polêmicas, muitos com opiniões fortes e outros apenas expondo um comportamento religioso bem embasado em um "puritanismo" não praticado no seu dia a dia em outros áreas.

Mas vou tentar neste humilde texto não expor uma opinião particular no tocante a parte central do tema e tentar, pelo menos, expor a palavra do Senhor em meio a tantos achismos e "modinhas" que infelizmente estão inseridos neste assunto.

Apenas gostaria de deixar claro aos que irão ficar de mimimimi, minha opinião é: Não aconselho ninguém a fazer tatuagem, usar piercings e nem acho legal; mas como minha opinião pouco vamos a Palavra do Senhor.

Pra iniciar não encontramos na Bíblia nenhum versículo que proíba o uso de tatuagens ou piercings, porém algumas "entendidos" que para sustentarem suas opiniões citam o texto de Levíticos 19:28 para dizer que é pecado.

"pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor."

Porém analisando todo o contexto, que é a forma que temos que ler e entender a Bíblia, o Senhor diz para não se fazer essa prática, pois estavam associadas a práticas pagãs e também a adoração egípcia, pois era muito comum os pagãos fazerem tatuagem aos mortos e aos deuses pagãos.

De forma nenhuma está ligado ao tipo de tatuagens que temos hoje em nada, e ainda se formos seguir o que diz nesse versículo sem entender seu contexto, teremos que seguir o que diz no versículo 27 :

" Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificaras as extremidades da barba". 

E agora?

Não podemos isolar um versículo para embasar nossa opinião isso é "terrorismo religioso" deixar a pessoa com um tipo de culpa, por favor sejamos ao menos coerentes com a Palavra do Senhor.

Devemos ter muito cuidado em usar o Velho Testamento, não estou descantando ele, mas usá-lo sem analisar seu contexto e claro a história é de uma imensa insensatez, e existem outros inúmeros versículos que demostram isso, ou seja, se formos levar apenas alguns para nos embasar em algum ponto de vista porque devemos desprezar outros?

Por favor alguém que chegou até aqui e condena e acha pecada as tatuagens por favor me explique isso (acima)?

Voltando ao texto, outra referência que é costumeiramente ustilizada para como Levítilos é em 1 Coríntios 6:19-20: 

"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é o Santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, "é que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois glorificar a Deus o vosso corpo." 

Ah como é bom estudar a Bíblia realmente nosso corpo não nos pertence mais, somos santuário do Espírito Santo e devemos santificar a Deus com ele e com nossos atos.Devemos cuidar bem do nosso corpo, mas as pessoas usam esse versículo apenas para condenar a tatuagem, mas se esquecem que se somos santuário do Espírito Santo, devemos cuidar de nosso corpo, fazer exercício físico, cuidar de nossa alimentação, não por estética, mas porque devemos cuidar do templo do Espírito Santo. E porque apenas lembramos da tatuagens?


Então esses são os dois versículos mais usados para se embasar o uso da tatuagens para dizer que as mesmas são pecado, na verdade o que vejo são pessoas expressando suas opiniões de forma errada, novamente reintero que não sou a favor de tatuagens e piercings, mas também não acho nada de mais se alguém fizer, e conheço muitos cristão sinceros que fizem e tem uma fé inabalável maior que a minha.

Eu venho de uma família muito conservadora em termos de ritos religiosos e para não escandalizar nenhum dos meus pais, optei por não fazer. Também tenho dois filhos adolescentes um de 17 e outro de 15, e novamente optei por não fazer por não ver neles ainda maturidade para decidir isso. Imaginem ver o pai chegando em casa com uma tatuagem, meu filho mais novo certa fez brincou que se fizermos alguma tatuagem ele viraria um 'gibi'.

Penso que como diz em 1 Coríntios 6:12:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

E sobre o escandalo e para cristão com pouca maturidade (pouco fé) em Romanos 14:21:

"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça"

Penso que isso é algo além de classificar como pecado ou qualquer outra coisa, é algo pessoal e deve ser feito por pessoas maduras, levando em conta que é algo permanente.

Era isso irmãos espero que os comentários que viram sejam coerentes e sem religiosidades mas respaldados com a palavra do Senhor.

Ósculo!

Dilcimar Gomes 

5 comentários:

  1. É por causa de textos "dúbios" como este que muitos erram no caminho da fé, não se fortalecem, não se edificam. Sinto a falta de pastores como antigamente, quando o sim era sim e o não era não e diziam claramente que o talvez era do diabo. Essa mania de querer agradar a Deus e o mundo chegou ao púlpitos virtuais. Sua opinião dúbia e sua fraca convicção quanto ao pecado, quanto ao "NÃO SE CONFORMAR COM ESSE MUNDO", mostra exatamente o seu grau de comprometimento com o deus desse mundo.
    Meu caro NÃO SE PODE AGRADAR A DOIS SENHORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, vou fazer o que você deveria ter feito ao comentar, que é ler e refutar com base bíblica, ou ainda contrapor algo sólido a título de convicção do evangelho, vamos lá:

      1) Como não expôs nada em termos bíblicos e vou parafrasear o seu próprio termo, qual seja, dúbio, que se aplica ao seu comentário, quando você diz que sente falta de pastores como antigamente você se refere a que? a religiosidade falada por eles ou a mensagens sobre o evangelho? porque se for a religiosidade, me perdoe ela não serve pra nada.

      2)Você não leu o texto todo e infelizmente demonstra que é um presunçoso ao expor sua opinião de forma equivocada, e caracteriza um julgamento pecaminoso de seu irmão como diz em João 7:24 (julgar sem conhecer). Eu frisei diversas vezes que não compactuo com tatuagens, e na contramão de minha opinião expus a palavra.

      3) Quando você diz: "e sua fraca convicção quanto ao pecado, quanto ao "NÃO SE CONFORMAR COM ESSE MUNDO", mostra exatamente o seu grau de comprometimento com o deus desse mundo.
      Meu caro NÃO SE PODE AGRADAR A DOIS SENHORES."
      ..........meu caro Marcos, como é um menino na fé, você não me conhece, não leu o texto, e ainda quer me refutar com Romanos 12:2... o texto de Romanos diz sobre a metanoia que temos quando tocados pelo Espírito Santo, acha que Paul se referia a tatuagens ou a esteriótipos? é claro que não! ele fala de mudança de vida, pratica.

      4) "Meu caro NÃO SE PODE AGRADAR A DOIS SENHORES." é evidente que não, mas se seu evangelho pratico estiver apenas centrado no que me expôs aqui, sinto em lhe dizer que está se enganando.

      Excluir
  2. Sinceramente, gostei do texto; achei que foi bem consistente com a bíblia!

    Pessoalmente, sou contra tatuagens, argumento contra quando um jovem me aborda, usando o seguinte pensamento: Deus é um ser criativo, poderia ter nos criado com belas estampas da natureza na pele, seu nome... Entretanto não o fez, quando nos criou para ser templo seu, ele escolheu que estávamos perfeitos como somos; porque mudar a forma (deformar) da casa dEle?
    Jóias são adornos, cirugias plásticas são ajustes... Mais ninguém foi criado tatuado, portanto não "acho" que agrade ao criador que mudemos a forma de um orgão (a pele) que Ele fez perfeito como fez!
    Argumentação pessoal a parte, chamo de pecado apenas o que a biblia chama, e ela não diz isso sobre a tatuagem!
    Não podemos dizer que é pecado a custo de deturpar ou interpretar erroneamente textos, gerando falsos muros pra manter dentro dos limites um povo ao qual, pelo que parece tentamos compensar a falta de maturidade e conversão, negando a liberdade e o pensamento coerente, cercando-os com dogmas!
    Me cansa ver que tememos falar francamente o que a bíblia diz e o que não diz sobre diversos temas; quem é de Deus, não vai transformar a liberdade em libertinagem, vai se lembrar que embora seja lícito, as vezes não é conveniente para a vida e testemunho cristão. Por outro lado, os que estão presos, privados de seus desejos meramente por falsos muros criados pelos homens, estão sendo enganados, e enganando a si mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei de tudo que disse ja havia lido , o ponto forte e a barba , num lance direto ...! E a vereda e ele e nos os galhos NAO E . E fe sem obras e de nada ...! prefiro um (gibi) em cristo nao na igreja nao no(social) que um um engomadinho que esconde seus maiores fantasmas mentais em dogmas e romantismos (causado pela religiao) em suma prefiro varios Paulos que tinham seus LUCAS , e jogam abertamente sobre tudo prefiro (isso ) ja e avacalhar mais estao que Puritanos estao avacalhando , eu prefiro falar quem sou , mais confessais uns aos outros ajudai uns aos outros , a sociedade hj passa por Dogmas e Atrocidades mentais que refletem para com tudo nas geracoes que seguem ...! Entao em suma meu resumo - ah muita coisa mais preocupante do que um codigo de conduta ! e eu vejo assim ...! esse post e legal mais me alegraria ver alguem falando .E ai irmao alguem agradeceu POR HJ ? AH e lembrarmos daqueles que passam fome , sao perseguidos e o que podemos fazer, tatuado manchado de barba sem barba depilada nao depilada (kkkk) enquanto olhamos a tattoo do irmao esquecemos ate das forjas mais estranhas , sou da ip sou da comunida , sou da universal , sou catolico sao forjas tb tao conotativas pois segregam um certo grupo !!! abs e obg pelo topico (resumo vamos nos preocupar com a vida ajudar o outro , nao com o que ele faz de errado em fe foi isso que ele falou .......

    ResponderExcluir