quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Você vive o que prega? ou é mais um hipócrita?



Dia após dia isso ecoa na minha cabeça, confessa que nem sempre consigo ser o que eu prego, fruto da minha pequenez e impossibilidade de me salvar ou de fazer algo para meu próprio proveito. Quem nunca errou ou quem nunca se viu como o grande vilão da história? Não me refiro aos "contos de fadas" que alguns vivem enganando a si próprio, isso é o mais grave e oque mais acontece.


Nem é tão difícil, basta pegar os maiores hereges da atualidade em nosso país, Edir Macedo, Valdomiro Santiago, R.R. Soares, Agenor Duque, Joel Engel, dentre outros, me diga que nunca pensou como eles são tão eloquentes, persuasivos e em alguns casos falam até com respaldo bíblico (mas é evidente que deturpam os textos ou isolam alguns versículos para o seu próprio interesse) e chegam a enganar alguns, isso ocorre porque eles já estão cegos e enganam a si mesmos, tudo isso se aplica como diz o texto em 1 Timóteo 4:1,2:

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;"

Veja "tendo cauterizada a sua própria consciência", isso é muito doloroso! Uma pessoa que não consegue acessar sua própria consciência, é algo terrível, mas não incomum. Como disse no começo do texto, eu quem vos escrevo confesso que sucumbo a minha natureza e suplico a misericórdia do Senhor a todo tempo, só podemos ter uma conclusão: isso é terrível.

Mas o Senhor não nos desempara, na certeza que ele intercede por nós, em meio ao caos temos uma certeza, sua graça é muito presente e palpável para o que Nele crê. Vejamos as diferenças entre um homem temente ao Senhor e um impostor hipócrita.


Hipócrita

- Mente Cauterizada - engana a si mesmo- Não vive oque prega- Encherga apenas defeitos dos outros- Gosta de ser reconhecido pelos outros- Egocêntrico- Dependente de si próprio ou usa terceiros como muleta- Não pratica oque prega- Julga sem conhecer, ou julga pelo que os outros falam


Homem temente a Deus

- Possui uma mente transformada- Vive oque prega- Vê seus defeitos e se espelha em Cristo / Ama seu irmão e o exorta com amor- Humilde- Ama seu próximo- Tem conciência que não depende das suas mãos mas do Senhor- Vive oque prega - Erra mas levanta de novo por meio da Graça- Julga com a reta Justiça


Poderia enumerar diversos tópicos, mas coloquei apenas alguns para que montem em suas mentes os perfis que me refiro. Das coisas mais simples as mais complexas remeta suas ações ao Senhor, seja "sensível" ao Espírito Santo. Aos que foram escolhidos é muito fácil ouvir seu convencimento. E se você ainda tem dúvidas de que é um homem de Deus, ande segundo a reta Justiça, a Bíblia (principalmente o Novo Testamento), a Palavra do Senhor. É impossível não ser coerente com oque há lá se realmente você é do Espírito.

A Paz e a Graça do Nosso Pai a todos vocês

Dilcimar Gomes

1 comentários:

  1. Devemos todos estar tentando viver uma vida mais perto não somente da nossa pregação mais principalmente o que a bíblia prega.

    ResponderExcluir