terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A DIFÍCIL TAREFA



"Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" Lucas 18:8.

Neste capítulo do Evangelho Segundo Lucas, Jesus apresenta um padrão e uma exortação ao Cristão, "sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lucas 18:1)", e nos versículos seguintes nos conta uma parábola da viúva e do juiz iníquo. A lição principal de Lucas 18:1-8 é a oração perseverante.

Você que é um Cristão sincero, sabe que ao longo de nossa caminhada temos alguns percalços, faltas, desânimos e até incredulidade, mas como o Pai não nos desampara Ele sempre nos exorta a continuar por meio de sua inerrante palavra.

Pois bem, os dois personagens da parábola o Juiz e a Viúva. A viúva tinha uma reclamação justa contra alguém não mencionado na Bíblia. Notamos que ela queria muito que o juiz julgasse sua ação, realizando a justiça. O juiz a ignorou muitas e muitas sua suplica. Porém, pela insistência da viúva, e pelos constantes clamores que ela fazia a ele, o juiz então decide julgar seu caso.

Cristo faz uma analogia ao Juiz e ao Próprio Deus, ou seja, um juiz Justo e um injusto.

Lucas 18:7 - Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Se até um juiz injusto ouve a causa de uma viúva, que na época era muito marginalizada pela sociedade que oprimia os mais frágeis, imagine Deus que é Cuidado e Zeloso com seus escolhidos.

Deus faz tudo no seu tempo e de acordo com seu propósito. A ansiedade, uma das grandes vilãs do nosso século, minam nossa fé e nossa persistência. O Prazer de orar e buscar a Deus é deixado de lado por coisas supérfluas e sem importância. O imediatismo já nos dominou e parece que queremos tudo online, no conforto do sofá.

Esquecemos de pedir a Deus direção por qualquer decisão a ser tomada, ou agradecer pelo alimento em nossas mesas. Infelizmente nos tornamos "cristãos" de um Cristo que não seguimos, essa é a verdade, e ela não doí em alguns.

A parábola é encerrada dizendo que Deus faz justiça depressa e não demorada. “Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça.” (Lc 18. 8). Assim, se um juiz iniquo e 

limitado consegue trazer algumas soluções para as questões apresentadas a ele, imaginem o Eterno!

De forma impressionante Jesus termina jogando por terra toda ansiedade, falta de fé e imediatismo: “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18. 8)

Oque nos falta muitas vezes é FÉ!

A insistência e a Fé da viúva é oque nos falta.

E para concluir Cristo nos faz refletir se iremos até Deus como a viúva ou não.

"Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" Lucas 18:8.

Senhor, sei que ou falho e minusculo, mas perdoe minha falta de fé e minha incredulidade e me molde ao caráter de Cristo Jesus, para que mesmo que eu erre ou não tenha fé suficiente em qualquer situação, eu pelo menos possa ter meu coração confortado pela sua plenitude e soberania, amém.

0 comentários:

Postar um comentário