Jesus em Jerusalém. Cura de um enfermo no tanque de Betesda.
Jesus chega a Jerusalém e se dirige ao tanque de Betesda, onde um anjo agitava as águas e o primeiro que nele entrava, da multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, era sarado de qualquer enfermidade que tivesse (v.1-4).
Ontem mesmo falamos sobre a oferta de Jesus à mulher samaritana, águas vivas e quem bebesse delas jamais teria sede. Este caso trata-se de uma parábola, já as águas de Betesda, assim como o poder de Jesus e que há em seu nome, são capazes de curar, como diz a bíblia, qualquer enfermidade. Você crê nisso? Eu creio e já vi acontecer, não só na TV, mas pessoalmente, com pessoas que conheço e de maneira particular comigo mesma.
Foi com o poder investido a ele que Jesus se achegou no tanque a um homem enfermo havia trinta e oito anos. Já imaginou o que é isso? Estar cego, ou paralítico há 38 anos? Normalmente a esperança dessas pessoas em se curar já teria morrido há tempo, mas este homem acreditava que podia ser sarado, para isso, entretanto, não foi necessário ter que entrar no tanque, subir uma escadaria de joelhos ou fazer uma promessa, bastou Jesus dizer: “Levanta-te, toma o teu leito, e anda” (v.8).
Neste momento testificamos que onde há fé, há salvação, ele é desafiadora a nos por diante de nossas limitações e nos coloca onde o Pai nos quer.
Era sábado naquele dia e segundo o costume dos judeus era proibido desempenhar alguma atividade nesse dia da semana, em referência ao fato de Deus ter descansado no sétimo dia quando da criação do mundo. Amparados nisso é que os judeus disseram ao homem que havia sido curado que não era lícito carregar o leito.
Interessante foi a resposta do homem aos judeus, avalie: “Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda” (v11). O homem não se importou com o que os judeus diziam, simplesmente obedeceu a Jesus. Como não obedecer aquele que te curou, que deu a vida por você? Não interessa o que os outros vão dizer, mais vale agradar a Deus, até porque, qualquer outro jamais faria por mim e por você o que Jesus teve coragem de fazer.
Só mais uma coisa e que é muitíssimo importante: quando você for curado (a) lembre-se do que Jesus disse ao homem depois que este havia sido sarado: “Eis que já estás são; não pequeis mais, para que não te suceda alguma coisa pior” (v.14). Dê valor ao que Jesus fez porque se hoje podemos ser sarados, curados, limpos e livres é porque ele pagou um alto preço por isso.
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas ENFERMIDADES, e as nossas DORES levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos SARADOS”, Isaías 53. 4-5.
Sabe o que Jesus recebeu em troca por curar enfermos? Perseguidores, e simplesmente porque curou no sábado. E por falar a verdade, quando dizia que Deus era seu pai? A ira daqueles que queriam matá-lo (v.16-18).
Se por acaso você é perseguido na escola, no trabalho ou onde for por demonstrar o seu amor a Deus, descanse porque com Jesus foi bem pior e outra coisa, o Senhor tem melhor galardão para nós. Busque a honra, o reconhecimento que vem de Deus (v.44), não se preocupe com homens.
Mais uma lição para nós: Jesus se amedrontou por estar sendo perseguido pelos judeus, que ansiavam por ver sua morte? Não, ao contrário, ele os desafiou e disse que junto com ao Pai ainda faria coisas maiores. O que pode ser maior do que curar um enfermo já há 38 anos? Nada mais, nada menos do que dar de volta a vida a quem morreu, ressuscitá-las, e não tem nada de sentido figurado aqui (v.19-21).
Alguns ainda dizem que milagres não existem, mas nem mesmo cientistas, médicos ou filósofos tem explicações para determinadas curas e pessoas que acordam depois de anos em coma, isso porque essas respostas quem tem é Deus.
E Jesus não para por aí, ele diz aos judeus que o Pai deu à ele todo o juízo, para que todos o honrem, assim como honram ao Pai. Preocupante não? Mas só para aqueles que o perseguiam, que planejaram sua morte, que cuspiram nele, que o humilharam, lhe colocaram uma coroa de espinhos, lhe crucificaram e que tem o negado com suas atitudes, com sua vida todos os dias, e não se arrependem de fazê-lo.
Todos serão julgados por Jesus (v. 22-23), e que melhor juiz senão ele que se fez homem e sabe como é estar na terra e passar por lutas, provações e vencer a si mesmo. Alguns de nós serão condenados e outros herdaram a vida eterna (v.28-29).
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (v. 24).
0 comentários:
Postar um comentário