sexta-feira, 4 de março de 2016

ESTUDO BÍBLICO - EVANGELHO DE JOÃO - CAPÍTULO 14

Começamos explicando as 5 razões desse capítulo, para quê e porquê.
1°- Preparar-lhes lugar verso 1-6
2°- Revelar o Pai neles 7-11
3°- Dar-lhes o privilégio se oração 12-14
4°- Mandar o Espírito Santo 15-26
5°- Dar-lhes paz 27-31

Então vamos começar nosso estudo dividido as explicações em cima dessas razões. Acompanhe nosso estudo com sua bíblia!

Verso 1-2

"Não se turbe o vosso coração" .
Jesus começa suas palavras com um grande consolo aos seus discípulos, que apesar dEle está prestes a ser crucificado, os discípulos era quem precisavam ser consolados.


"Acreditem em Deus, e acreditem em mim"
Ambas são exortações para se exercitar fé semelhantemente neles dois, como sendo o melhor antídoto que eles poderiam fazer uso contra as dificuldades do coração: ou assim, "acreditem em Deus, e vós acreditam em mim"; e assim a anterior é uma exortação, o posterior uma proposição: e o sentido é: ponham a sua confiança em Deus, e vós também confiareis em mim, porque eu sou da mesma natureza e essência com ele; eu e o Pai somos um; de forma que se vós acreditais em um, tendes de acreditar no outro.


"Na casa de meu pai meu Pai há muitas moradas" 
Jesus diz isso para que eles tirem de suas mentes o reino terrestre, e eleve sua esperança para um reino Divino, junto ao Pai. 


"Vou preparar-lhes um lugar" 
Essa é uma parte que eu gosto muito, um índice tocante do amor qual Jesus tem pelos seus 12 e por nós também... Que em sua ida ao céu, ele prepararia um lugar pra que onde ele estiver nós estejamos também.

Verso 3-4 

E se eu for prepararei um lugar para vós
Vendo que eu estou indo para preparar e irei preparar um lugar para vocês, da verdade que podeis estar plenamente assegurados.


"E virei novamente" 
Ou pela morte ou em pessoa uma segunda vez aqui na terra.


"E vos receberei para mim mesmo" 
Eu vos levarei comigo para os céus; eu vos receberei na glória.


Para que onde eu estiver, vós também podeis estar: 
E observareis a minha glória, e estareis para sempre comigo, e nunca mais vos apartareis de mim.


"E para onde eu vou, vós sabeis" … 

Eles podiam saber, pelo menos, para onde ele estava indo, visto que ele tinha falado da casa de seu Pai, e de que estava indo para lá a fim de lhes preparar um lugar e sem dúvida tinham algum conhecimento disso, embora um pouco confuso e imperfeito...


"E o caminho vós conheceis" 
Isso eles também poderiam saber de algumas expressões suas, que o caminho para a casa do Pai seria através de muitos sofrimentos e morte, em cujo caminho eles também deviam segui-lo para seu reino e glória. Embora essas palavras possam ter uma interrogação: “e para onde eu vou, vós sabeis? E o caminho conheceis?” que melhor concorda com a resposta de Tomé, e remove qualquer aparente contradição entre as palavras de Cristo e as suas.


Tomé lhe disse: "Senhor, nós não sabemos para onde vai" 
Ele que era um dos seus apóstolos, e aqui entrega a sua ignorância assim como mais tarde a sua descrença; e não apenas fala por si mesmo, mas pelo restante dos apóstolos, da qual ele julgou por si mesmo; e que, pode ser, pudessem entender as coisas melhor que ele mesmo, embora o conhecimento deles, no presente, fosse muito pequeno, embora ele tivesse acabado de lhe falar da casa do Pai, e de que ele estava indo para preparar um lugar para eles.
E como podemos saber o caminho? Pois se nós não sabemos o lugar, não é razoável achar que devemos saber o caminho para lá. Tomé parecia não ter nenhuma outra noção de que Cristo estava falando de algum lugar em particular na Judéia, para onde ele estava indo.
E agora vejamos mais uma das grandes afirmações EU SOU de Jesus.


"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"

Não apenas o caminho porque ele vai adiante do seu povo como exemplo, mas porque ele é o caminho da salvação, e não há salvação fora de Jesus. A verdade, não apenas porque é verdadeiro, honesto e fiel... Mas porque ele é a própria palavra de Deus, toda plenitude das escrituras está em Cristo, ele é a soma e a substância de todo o evangelho.


"Nenhum homem pode vir ao Pai a não ser por mim" 
Quebra-se aqui qualquer esperança de tornasse justo perante a a Deus por obras da Lei, por mérito, ou sacrifício. Jesus, seu sacrifício e sua graça, qual todas essas coisas consiste apenas e unicamente no nome de Jesus, pode trazer salvação, creia apenas nEle.


“se tivesses me conhecido”
Ou seja, mais plena e perfeitamente, pois eles sabiam que Cristo era o Filho de Deus, o Salvador do mundo, e o verdadeiro Messias, embora eles não tivessem sido inteiramente familiarizados com sua pessoa.


"Terías também conhecido o meu Pai"
Pois o conhecimento do Pai e de Cristo, andam juntos; aquele que vê um, vê o outro; aquele que acredita em um, acredita no outro; e o conhecimento de ambos é necessário para vida eterna. Outros as vertem como uma exortação: "daqui em diante conheçam todos vós"; reconheçam o Pai em tudo aquilo que eu fiz, acreditando que vedes o Pai em mim, e em todos os meus trabalhos; embora elas fossem consideradas como uma afirmação, enquanto declarando que eles tiveram pouco de conhecimento do seu Pai até então; "e agora vós o conheceis", ou "porque vós o tendes visto em mim"; em mim, que sou "o brilho da sua glória, e a imagem expressa da sua pessoa".


Felipe disse a ele: "Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta”
Ele fala no nome de todos eles, mostrando a ignorância que todos eles tinham do Pai, e expressam o desejo deles de vê-lo:
Mostra-nos o Pai;… Ele pediu para ver corporalmente o Pai; tal vista gloriosa do Pai, assim como Moisés desejou ter, e o significado do pedido é que, se eles tivessem esta visão da glória do Pai, eles ficariam plenamente satisfeito, como ele conclui em:
"E isso nos basta…" Pra por fim em suas dúvidas.


Jesus disse a ele: "tenho estado tanto tempo contigo",…Conversando familiarmente contigo, te instruindo pelo meu ministério, e operando tantas obras milagrosas entre vós, por tanto tempo; veja Hebreus 5:11.


"E ainda não viestes a conhecer-me, Felipe"? Não podes ser tão ignorante assim; visto que tens visto a mim com vossos olhos corporais, você tem que saber que eu sou Deus, pela minha doutrina, que eu vos tenho ensinado, e os milagres que eu operei entre vós: e


"Quem me tem visto"
Não com os olhos de seu corpo, mas com os olhos de seu entendimento; aquele que tem contemplado as perfeições da Divindade em mim..


"Tem visto o Pai"
As perfeições que estão nele também; pois o mesmo que está nele, está também em mim, e o mesmo que está em mim está nele: eu sou a própria imagem dele, e sou possuído da sua mesma natureza, atributos, e glória, assim como Ele; de forma que aquele que vê um, também está vendo o outro:


Como é que dizes, mostra-nos o Pai? 
Tal pedido é desnecessário, e mostra a grande fraqueza e entendimento deles.


"Não acreditas que eu estou no Pai?... Isso é, e sempre deverá ser o assunto da fé, “eu estou no Pai”.


"...e o Pai está em mim" Uma frase que é bastante expressiva da unicidade da natureza no Pai e no Filho; da qualidade perfeita do Filho com o Pai, visto que o Filho está no Pai, assim como o Pai está no Filho; e também da distinção pessoal que há entre eles. O Pai tem que ser distinto do Filho que está nele, e o Filho deve ser distinto do Pai, em quem ele está; o Pai e o Filho, embora da mesma natureza, não podem ser um, e a mesma pessoa.


"Mas o Pai que habita em mim" 
E assim prova que eu sou verdadeiramente Deus, da mesma natureza com o Pai.


"Ele faz as obras" 
Pois assim essa passagem deve ser entendida e acrescentada, na qual Cristo procede a outro argumento, tomado de suas palavras, provando que o Pai está nele, e que ele está no Pai, e que é aumentado em 14:11:


"Crede em mim, que eu estou no Pai, e o Pai em mim" 
Tomem a minha palavra como a verdade disto; pois podeis vos assegurar que nada é mais certo do que isso; crede em minha declaração assim, ou creiam por causa das doutrinas que eu vos disse, que são tais como nunca homem algum falou, e foram entregues de tal maneira, e com tal autoridade, como nunca seria por um mero homem.

"Assim eu farei" 
Ele não diz aqui que ele será um mediador entre Deus e ele, um advogado junto ao Pai por eles, e que iria interceder e usar seu interesse por eles para que isso ou aquilo fosse feito; mas mostra sua autoridade.


"Para que o Pai seja glorificado no Filho" 
Isso pode se referir a sua petição, que pode ser feita para esse objetivo, para que o Pai possa ser glorificado, ou no Filho, em cujo nome é colocado, e por cuja causa é feita; ou a promessa de Cristo de fazer isso, não buscando a sua glória, ou pelo menos ela apenas; mas o bem de seu povo, assim como a glória do seu Pai celestial.


"Se pedirdes alguma coisa no meu nome"
Ou por invocá-lo, ele sendo igualmente objeto de oração assim como o Pai, ou fazendo menção disso, implorando mediante os méritos de seu sangue, justiça, e sacrifício; o que quer que seja da vontade de Deus, que fosse para a sua glória e para o bem deles, ele faria para eles, bem como quando estivesse ausente deles, assim como presente a eles.

"Se me amais"
 
Não que Cristo duvidou do amor dos seus discípulos; mas ele discute sobre a observância deles dos seus preceitos, que aqueles que o amam, também lhe obedecem. Aí vem exortação...


"Guardareis os meus mandamentos" 
Cristo é Senhor sobre seu povo, como ele é o Criador e Redentor deles, e como ele é cabeça e marido deles, e como tal ele tem um direito para emitir mandamentos, e ordena uma consideração a estes; e este são peculiarmente seus, como distinto de outros, embora não em oposição, ou para a exclusão de outros, os mandamentos de seu Pai.


"E ele lhes dará outro Consolador" 
Esta é uma considerável prova de uma Trindade de pessoas na Divindade; aqui uma oração é feita ao Pai, o Filho na natureza humana está orando, e ele pede pelo Espírito Santo que é o Consolador; que é o presente do Pai, pela mediação prevalecente do Filho, e que é outro "Consolador"; distinto do Messias, a quem a referência é tida aqui!


"Para que ele permaneça convosco para sempre"
Não apenas alguns anos, como eu fiz, mas até quanto tiveres vivos; e com todos os que vos sucederão no trabalho do ministério, e com a igreja, e todos os verdadeiros crentes até o fim do mundo, esta é uma prova da perseverança final dos santos. 


"Espírito da verdade, que o mundo não pode receber"
Essas palavras explicam a quem se refere pela palavra o Confortador, “o Espírito da verdade”; o verdadeiro Espírito de Deus, aquele que dita a verdade das Escrituras.


"Que o mundo não pode receber" 
Os homens do mundo, que são assim como eles vêm ao mundo, homens carnais e naturais, eles não podem nem receber o Espírito, nem as coisas do Espírito, as verdades e doutrinas do Evangelho; eles não podem nem recebê-las no entendimento deles, nem em suas afeições; e, de fato, porque eles não as podem entender, portanto, eles não as amam, mas as despreza e as odeia.


"Porque não o vê, nem o conhece" 
O mundo, e os homens no mundo, nem podem vê-lo com seus olhos corporais, porque ele é um “espírito”.


"Mas vós me conheceis pois ele habita em vós"
Ele é um habitante em vossos corações, ele reside em vós como o templo dele.


"E está convosco"
Como um Confortador, para quando Jesus for embora.


"Naquele dia sabereis que Eu [estou] no Pai e vós em mim"Que eles estavam em união com ele, como ramos do vinhedo, e como membros pertecentes à cabeça, e como eles estavam no seu amor, escolhidos nele, justiça por meio dele, levantados nele, e sentados nos lugares celestiais com ele.

"Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama"
Aquele que não tem apenas uma revelação externa da Bíblia neles; mas a tem escrita em seu coração, pelo dedo do Espírito de Deus, outros podem falar de amor a Cristo, mas esse homem é aquele que verdadeiramente o ama; pois a sua observância dos mandamentos de Cristo é uma prova e evidência de que ele o ama, não apenas em palavras, mas em ação e em verdade: e para encorajar as almas a amar e obedecer, Cristo acrescenta...

"Aquele que me ama, será amado de meu Pai"
Não que o amor seja a causa, condição, ou motivo do amor do Pai ao seu povo; nem seu amor começou porque eles começaram a amar a Cristo, mas essa expressão denota a maior manifestação do amor do Pai por tais pessoas, e mostra quão gratos são os que amam a Deus e obedecem ao Filho.

"E eu o amarei e me manisfestarei a eles"
Cristo não começa a amar o seu povo quando eles começam a amá-lo e a obedecê-lo; o amor deles e obediência não são a causa do amor de Jesus e a forma prometida de de "manisfestar a eles" não é de uma forma visível, ou de uma forma corpórea, assim como ele fez aos seus discípulos depois da sua ressurreição; mas de uma maneira espiritual.

E no final Jesus vai deixando a paz, para que eles tivessem força e fossem corajosos, e mantivesse felizes porque o lugar que ele ia era para junto do pai.

"Para que quando acontecer, creiais" 
É referente a crucificação, não é bem um pedido, mas uma afirmação... Tudo quanto Jesus tinha falado, é para que quando ele fosse morto, seus doze se lembrasse do que ele tinha falado.

"Príncipe desse mundo" 
É o adversário, satanás! Aqui Jesus menciona que um poderoso adversário estava por vir, e eles tinham que enfrentar. A afirmação "Nada tem em mim" em outras traduções "nada achará em mim" refere-se ao pecado, pois Jesus era puro.


Ele estava, enfim, preparando os seus discípulos para o que havia de vir: sua crucificação, morte e ressurreição!




Até o próximo estudo.


#MensageiraDaProfecia

0 comentários:

Postar um comentário