sábado, 5 de março de 2016

A GRAÇA SALVADORA



Quando falamos de GRAÇA SALVADORA ou GRAÇA IRRESISTÍVEL , e GRAÇA ESPECIAL  estávamos falando do vontade Divina sendo feita.
Para entendermos a GRAÇA SALVADORA, temos que, antes abordar o fato  histórico da queda do homem.
Devido a queda do primeiro homem Adão, o nosso representante legal como cabeça federal, a humanidade tem os seu atos todos contaminados pelo pecado, atitudes viciadas no erro, sendo este o fato, que impossibilita o homem de ser salvo.
Este fato da queda se da o nome de DEPRAVAÇÃO TOTAL, tudo que vem, depois disso, podemos  afirmar que  são atos contaminados ou escolhas viciadas  pelo pecado.
Muitas pessoas entende a graça por conceitos pelagianos  “ mesmo não sabendo “ e temos  pessoas que são resistentes a soberania divina por não quer se submeter.
A graça é um favor imerecido, quando estávamos mortos em pecados  Deus em seu infinito amor nos conduziu a ele.  Oséias 11:4 
‘‘Gosto de uma ilustração mais ou menos assim  estávamos andando com os olhos vendados, para um buraco e Deus veio e nos chamou, assim desviou os nossos passos para a sua direção e nos livrou da morte certa’’ 

A GRAÇA COMUM E GRAÇA SALVADORA
Uma importante distinção o que é  GRAÇA COMUM (amor benevolente) 
Deus o criador concede dádivas a justos e a injustos. O amor benevolente de Deus é universal, se estendendo a todas as pessoas, sem distinção.  
O que é GRAÇA SALVADORA (amor complacente) 
Bênção especial que Deus, o redentor, concede ao seu povo por meio da fé em Cristo. O amor complacente de Deus é o deleite e o prazer especiais que Deus tem em seu Filho unigênito e, por meio da adoção, por cada crente.
A  GRAÇA  SALVADORA, e um ato livre vindo de Deus para com o homem  o qual,  não contribuímos em nada para este fato.Efésios 2:8,9 , não temos como fazer Deus, nos amar mais do que já somos, Deus já provou seu grande amor por nós, quando estávamos mortos em delitos e pecados, ele  enviando seu único filho Jesus Cristo  para nos salvar! Efésios 2:1
1 Timóteo 1:17- Salmos 145:13- Filipenses 2:13- Salmos 139:16 

Esta graça irresistível (eficaz) é o chamado interno, que é feito pelo Espírito Santo aos eleitos. Este chamado, portanto, se distingue do chamado externo que é feito através da pregação do evangelho (At 16:14, 1 Co 1:24, Rm 8:30) 

A partir do  momento que reconhecemos que Deus é rei e soberano em suas decisões, fica muito mais fácil compreender a GRAÇA SALVADORA .
Isaías 14:24- Isaías 55:11- Jó 42:2


Os  ensinamentos De Pelágio 
Os ensinamentos antigos de Pelágio,  influenciam ate hoje, as pessoas em sua compreensão dos fato da  graça e salvação, muitos são doutrinados pelos outras pessoas por conversas, ou ditos populares e não se dão conta, de que não são doutrinas bíblicas, outras supõem  que tem o poder e controle sobre suas atitudes, ledo engano, vamos ver o ensinos de Pelágio e o contra ponto de Agostinho. 
Pelágio, acreditava que, o home com seus esforços poderia vencer seu pecados e ter a salvação
.Que Deus teria feito o home livre e o mal teria sua origem na vontade  hora do diabo e hora humana. 
Porem o homem teria condição de poder escolher entre o bem e o mal, pecar ou não pecar, assim poderia cumprir a vontade de Deus perfeitamente,
não sendo preciso a  GRAÇA ESPECIAL  pois ela já estaria presente em todos os lugares e momentos.

Este ensinamento é completamente equivocado, pois anula o poder da GRAÇA SALVADORA de Deus e o poder soberano de Deus.
Agostinho, foi quem refutou estes ensinamentos com as afirmações a seguir.
A total depravação do homem e a incapacidade de ser salvo, 
Somos salvos pela eleição incondicional de Deus, enfatizando a prioridade da graça livre e soberana de Deus, 

O Espírito Santo torna essa graça irresistível nos eleitos, os convencendo do pecado.
Os santos perseveram na fé, pois aquele que de antemão foram eleitos serão preservado da queda final;


‘’A igreja antiga concordou com Agostinho, condenando o pelagianismo como herético em três concílios: 
o  Cartago (418), no norte da África o  Éfeso (431), na Ásia Menor o  Orange (529), na França ¨
  

Conclusão 
Somos incapazes de sermos salvos por nós mesmos, não  contribuímos em nada  a nossa salvação,não  temos mérito próprios para tal feito, a GRAÇA SALVADORA  é um dom Divino.
Lembrando que, estávamos mortos e somos chamados a vida, não vivíamos parcialmente e sim mortos inimigos de Deus Romanos 5:10 
Não podemos cair no erro de pensarmos, que temos méritos para tamanho feito, ou que podemos resistir ou lutar contra ela a GRAÇA INRESITIVEL.
Deus realiza sua vontade decretiva da formar que ele o bem entender, não temos como questionar.
Não podemos ignorar os aspectos prescritivo e o decretivo o qual Deus prescreve uma lei  e em outras condições decreta uma  ação, quando Deus decreta algo isso sim acontece .
“Bem sei eu que tudo podes, e NENHUM DOS TEUS PROPÓSITOS podem ser impedidos”. (Jó 42:2) Jó 23:13
Salmos 33:10
O SENHOR desfaz os planos das nações e frustra os intentos dos povos.
Provérbios 21:30
Não há inteligência alguma, nem conhecimento algum, nem estratégia alguma que consiga opor-se à vontade do SENHOR. Salmos 92:5
Quão maravilhosas são as tuas obras, ó Eterno, e insondáveis os teus desígnios!
Finalizando com isso a GRAÇA INRESITEIVEL , GRAÇA SALVADORA OU GRAÇA ESPECIAL , são  ações decretivos em nossas vidas e não temos como mudar ou alterar.

Ricardo Camilo Rodrigues







0 comentários:

Postar um comentário