domingo, 1 de novembro de 2015

Porque mulheres não podem ser pastoras?



Há algum tempo, certo pastor publicou, em seu blog, um artigo “antipático”, contrário ao ministério pastoral feminino. Ao acompanhar as discussões ali e nas redes sociais, verifiquei que algumas irmãs ficaram furiosas com o seu texto. E uma delas afirmou: “As doutrinas são dos homens. Os dons vêm de Deus”. Creio que muitos irmãos (mulheres e homens) ainda não aprenderam que Deus adotou o princípio da prioridade, quando deu ao homem a incumbência de liderar a família e o ministério.

Mulheres podem pregar o Evangelho, orar pelos enfermos e desempenhar todas as tarefas de um seguidor de Jesus? Sim. E devem fazê-lo, pois a Grande Comissão é para todos os salvos, sem nenhuma distinção. Mas, se elas são cooperadoras de Deus, por que não poderiam ser pastoras? Como sou homem, talvez a minha resposta a essa pergunta soe como machista. Por outro lado, quando mulheres defendem pontos de vista contrários ao machismo, alguns homens ficam com a impressão de que elas são feministas. Como resolver esse difícil impasse?

Homens e mulheres precisam entender que, independentemente das circunstâncias, a Bíblia sempre será a inerrante e infalível Palavra de Deus. Mulheres e homens não devem “legislar” em causa própria, e sim respeitar o que a Palavra do Senhor assevera acerca da priorização e da hierarquização estabelecidas pelo Senhor na família e no ministério. Alguém dirá: “Deus não faz acepção de pessoas. Somos todos iguais. A Igreja não é como as forças armadas. Não existe hierarquia no meio do povo de Deus. Homens e mulheres podem ser pastores”. Quem diz que Deus não hierarquiza e prioriza deveria estudar passagens como Gênesis 1; Números 2; Atos 15.6,22; 1 Coríntios 12.28,29; 15.23; 1 Tessalonicenses 4.16,17; 5.23, etc. Observe especialmente os termos “primeiramente”, “em segundo lugar”, “em terceiro lugar”, “depois”, etc.

Em Isaías 43.7 está escrito: “a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz”. O ser humano não foi apenas criado por Deus. Ele foi criado, formado e feito para a glória do Senhor. Um edifício, antes de ser formado e feito, é criado pelo arquiteto, que faz, antes da construção, o croquis, o projeto, etc. Formar é dar forma ao que foi previamente criado, concebido, projetado. A feitura, mencionada no texto bíblico, diz respeito ao acabamento da obra (cf. Gn 2.3). Quem foi criado primeiro, o homem ou a mulher? Nenhum dos dois, pois ambos fizeram parte do projeto original de Deus. Na criação não houve priorização: “macho e fêmea os criou” (Gn 1.26). Quem foi formado primeiro? O homem. Segue-se que a priorização divina ocorreu na formação, e não na criação: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Tm 2.13).

Por que o Senhor não formou primeiro a mulher e, depois, tomou uma das costelas dela para formar o homem? Porque Ele é soberano e decidiu priorizar o homem (Gn 2.7,22). No cristianismo genuíno não há espaço para machismo e feminismo, movimentos extremados que ignoram o princípio divino da prioridade. O primeiro adota o princípio da superioridade e considera a mulher inferior ao homem, enquanto o outro, adotando o mesmo princípio, demoniza o homem. No Corpo de Cristo, há lugar para ambos os sexos, desde que reconheçam, à luz das Escrituras, a sua posição.


Reconheço que muitos homens cristãos precisam reconsiderar a sua opinião acerca das mulheres, que, ao longo dos séculos, vêm sendo discriminadas, principalmente no meio religioso. Por que muitas irmãs em Cristo não aceitam a doutrina de Deus (e não de homens) quanto à submissão ao marido? Porque muitos esposos, autoritários, se consideram superiores às suas esposas e as desprezam. Segundo a Bíblia, a relação entre homem e mulher deve ser, antes de tudo, de respeito mútuo (1 Co 7.3-5). Deus formou Eva a partir de uma das costelas de Adão (Gn 2.18-22) para demonstrar que a mulher não deve estar nem à frente nem atrás do homem, mas ao seu lado e de frente para ele, como adjutora e ajudadora, o que não denota inferioridade. Observe que Deus, infinitamente superior ao ser humano, é o nosso Ajudador (Hb 13.5,6).

Paulo compara a submissão da mulher à sujeição de Jesus (1 Co 11.3). Deus Filho e Deus Pai fazem parte da Trindade e são iguais em poder (Mt 28.19; Jo 10.30). Todavia, Cristo, por amor, e não por imposição do Pai, submete-se voluntariamente a Ele, recebendo dEle toda a honra (Fp 2.6-11). A Palavra do Senhor também afirma: “assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5.24). E Cristo não obriga ninguém a obedecê-lo.

A Bíblia não abona o igualitarismo feminista, mas também não avaliza o machismo. O termo “vaso mais fraco” (1 Pe 3.7) não foi empregado como sinônimo de inferioridade. Ele denota que a mulher é mais frágil, mais sensível e, por isso, deve ser amada e honrada pelo marido (Ef 5.25-29). Repito: o princípio que Deus adotou foi o da prioridade, e não o da superioridade, visto que Ele não faz acepção de pessoas (At 10.34). E o princípio da prioridade também vale para o exercício do ministério. Quem não aceita o princípio bíblico da prioridade abraçará, inevitavelmente, “doutrinas de homens”, como o igualitarismo feminista. Alguns teólogos, ao não encontrarem nas Escrituras passagens claras em defesa do ministério feminino, têm afirmado que Paulo era contrário às mulheres, em razão de sua formação farisaica. Isso não resiste a uma exegese, pois nenhum machista aconselharia os homens a amarem a sua própria mulher (Ef 5.25), tampouco teria tantas mulheres como cooperadoras (Rm 16). Ademais, esse apóstolo se declarou imitador de Cristo (1 Co 11.1).

Se Paulo era machista, o que dizer de Jesus, que escolheu doze homens para compor o ministério da igreja nascente? Ele teria se enganado? Ou o Mestre tinha algum vínculo com fariseus, saduceus ou quaisquer grupos machistas de sua época? A Bíblia diz claramente que o Senhor “chamou para si os que ele quis” (Mc 3.13). Por que Ele não quis chamar algumas mulheres para figurar entre os seus apóstolos? Por que não chamou seis casais, por exemplo? Na escolha dos primeiros diáconos, que poderiam vir a ser presbíteros ou apóstolos, caso tivessem chamada de Deus para tal e servissem bem ao ministério (Hb 5.4; 1 Tm 3.13), os apóstolos disseram: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões” (At 6.3). No primeiro concílio, em 52 d.C., os rumos da igreja foram traçados por homens (At 15).

Em Apocalipse 2 e 3, são mencionados os pastores (homens) das igrejas da Ásia. Alguns teólogos dizem que Júnias (ou Júnia) era uma apóstola. Mas, pelo que tudo indica, ele (e não ela) era apenas um cooperador de Paulo. Mesmo que Júnias fosse uma mulher, o texto bíblico não confirma o seu apostolado, pois não era comum uma mulher ficar presa com homens: “Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo” (Rm 16.7). Distinguir-se entre os apóstolos não significa, necessariamente, exercer o apostolado. Marcos e Lucas, por exemplo, não eram apóstolos e se distinguiram, se notabilizaram, entre eles. Nos tempos da igreja primitiva, as mulheres se ocupavam da oração (At 1.14) e do serviço assistencial (At 9.36-42; Rm 16.1,2). E algumas se notabilizaram como fiéis cooperadoras do apóstolo Paulo, como Febe, Priscila, Trifena, Trifosa, etc. (Rm 16), além de Lídia, a vendedora de púrpura (At 16.14). Não há nenhuma referência a mulheres exercendo atividades pastorais.

Alguns defensores do pastorado feminino afirmam que Priscila era uma apóstola, mas, a despeito de ela ter sido citada com destaque (At 18.26), não há nenhuma referência que confirme seu apostolado. “E as mulheres que estão no campo missionário dando a sua vida pela obra de Deus? Não podem elas exercer o pastorado?”, alguém perguntará. É claro que as regras têm as suas exceções. Mas não devemos nos valer destas para adotar condutas generalizantes, sem compromisso com as Escrituras, como o pensamento infundado de que todas as esposas ou filhos de pastores são automaticamente pastores.

Conquanto as mulheres sejam mencionadas com grande destaque nas páginas do Novo Testamento, aparecendo na linhagem e no ministério de Cristo (Mt 1.3,5,6,16; Lc 8.1-3), Deus priorizou os homens, em regra geral, no que tange ao pastorado e aos ministérios afins (Ef 4.8-11). Mas isso não significa que as mulheres não podem trabalhar para Deus. Todos os salvos, sem distinção, são cooperadores de Deus (1 Co 3.9). E precisamos aceitar a chamada soberana do Senhor para a nossa vida. Não devemos amoldar a Bíblia ao nosso modo de pensar nem às influências filosóficas prevalecentes no mundo. Por mais que nos sintamos contrariados, devemos renunciar o nosso eu (Lc 9.23), a fim de obedecermos à vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.1,2).

21 comentários:

  1. As santas irmãs que querem fazer a obra de Deus não se preocupa com cargos ou título simplesmente põe a mão no arado agora as mulheres que quer status essas brigam para serem pastoras, apóstolas e outras coisas mais

    ResponderExcluir
  2. Olha, seguindo essa linha de raciocínio, de que se o Senhor não chamou mulher, também não devemos ordená-las, então não devem ser ordenados os negros. O Senhor nãos os chamou para apóstolos, e confirmou essa decisão em Atos 13. Será que é isso mesmo ou esse texto é limitado na questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas negro não é homem como qualquer outro homem branco ? Para de dizer que negros não são homens como brancos. Todos são homens.

      Excluir
    2. Não tem nada a ver uma coisa com a outra... e como você sabe que não tinha nenhum apóstolo negro? A Bíblia simplesmente não cita isso.

      Excluir
    3. Ora, o texto de Atos 6 (por exemplo) é claro e diz "Escolhei sete homens". Não diz "escolhei sete homens brancos ou amarelos ou negros". Não podemos acrescentar na Palavra de Deus aquilo que Ele não disse!!! O Requisito é apenas que sejam 7 "homens" (varões) de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria. A cor não importa.

      Excluir
  3. Quer ler o exemplo de DUAS MULHERES (PASTORAS) que receberam o chamado de DEUS e foram treinadas/nomeadas ao ministério por Paulo?
    2 Rogo a EVÓDIA E ROGO A SÍNTIQUE pensem concordemente, no Senhor.
    3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, POIS JUNTAS SE ESFORÇARAM COMIGO NO EVANGELHO, também com CLEMENTE E COM OS DEMAIS COOPERADORES MEUS, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
    Filipenses 4.2-3
    1) EVÓDIA E ROGO A SÍNTIQUE SÃO DUAS MULHERES;
    2) Se elas estavam com Paulo juntas fazendo a obra com ele, é obvio que ELAS eram LÍDERES E TINHAM DONS MINISTERIAIS DADOS POR DEUS.
    3) Ele cita junto um pastor chamado CLEMENTE que juntos com elas SÃO COOPERADORES. Ou seja, faziam a obra evangelística/pastoral junto com Paulo.
    Mas só vai entender e aceitar isso quem tem o discernimento espiritual dado por DEUS. Pessoas críticas que julgam pela carne não aceitam e nem entendem isso.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)OK.
      2)Não é nada óbvio o seu raciocínio. Fazer a obra junto não te torna automaticamente líder, se meu pastor participar de um evangelismo automaticamente todo mundo virou pastor?
      3)Gostaria de saber como você sabe que Clemente era um pastor. E, mesmo sendo, é o mesmo raciocínio do pto 2), ser cooperador é trabalhar junto, não significa mesmo nível de autoridade/hierarquia.

      Excluir
    2. Concordo plenamente! Em Romanos 16.1, Paulo pede que recebais no Senhor a irmã Febe que serve à Igreja que está em Cencréia. Note bem que é "à" e não "na". Na pior das hipóteses, Febe era uma diaconisa. Mas pelo fato dela ser a portadora da epístola aos Corintos, com certeza ele era uma coordenadora ou pastora.

      Excluir
  4. Amigo, a vocação e os dons dados por DEUS são pata TODOS, homens e mulheres. Ele não faz acepção de pessoas por gênero, masculino ou feminino.
    16 Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:
    17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
    18 ATÉ SOBRE OS MEUS SERVOS E SOBRE AS MINHAS SERVAS DERRAMAREI DO MEU ESPÍRITO NAQUELES DIAS, E PROFETIZARÃO.
    (Atos 2.16-18)
    Se a mulher pode ser profetiza, pode ser pastora, diaconisa, apostola, bispa, ou exercer qualquer outro cargo ou vocação ministerial.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profetizar não é ser pastor, isso está claro por exemplo em Ef 4:11 onde são citadas as duas atribuições, em separado.
      O texto citado não leva a conclusão de que se a mulher profetizar ela pode ser pastora, onde tá esse raciocínio?!? O texto diz que ambos profetizarão, não que ambos serão líderes da igreja.

      Excluir
  5. Você alega o seguinte
    "Se Paulo era machista, o que dizer de Jesus, que escolheu doze homens para compor o ministério da igreja nascente? Ele teria se enganado? Ou o Mestre tinha algum vínculo com fariseus, saduceus ou quaisquer grupos machistas de sua época? A Bíblia diz claramente que o Senhor “chamou para si os que ele quis” (Mc 3.13). Por que Ele não quis chamar algumas mulheres para figurar entre os seus apóstolos?"

    1) Jesus não chamou uma mulher inicialmente para andar com eles por que Jesus é prudente. Escolher uma mulher (seja solteira ou casada) para andar com um monte de homens viajando pelas cidades, seria uma grande falta de ética moral. Não só para a época de JESUS mas também em nossa sociedade não é prudente que uma mulher ande por ai com um monte de homens. Por que ? porque ela será mal vista pela sociedade. Usando um termo bem atual, ela seria considerada uma piriguete.
    2) Seria um martírio injusto e desnecessário escolher uma mulher para estar a frente e desbravar uma obra árdua como foi o treinamento dos 12 discípulos e o início da Igreja primitiva. Jesus sabia que os discípulos iriam ser perseguidos e sofrer grandes martírios. Por isso ele precisava de homens que são fisicamente mais fortes, para poder dar continuidade a expansão do evangelho. Paulo era um homem solteiro, e isso não foi uma vontade simplesmente humana, essa foi a vontade de DEUS para ele. Imagine se Paulo tivesse mulher e filhos, e vivesse o que viveu com eles ao seu lado? Seria um grade sofrimento para a esposa e os filhos, pois não seria justo Paulo sair pregando o evangelho mundo afora, e deixá-los em casa. Então, ao escolher Paulo e deixa-lo solteiro, foi a vontade de DEUS para evitar que uma provável família sofresse junto o que ele sofreu.
    Portanto, os conselhos dados por Paulo para a mulher permanecer em silêncio na igreja, foram dados por causa de problemas pontuais e não porque a mulher não podia exercer dons de liderança.
    E existe uma diferença considerável entre a hierarquia familiar citada nos textos que você mencionou e os dons espirituais/ministeriais que são dados por DEUS para TODOS, sem distinção de gênero. (Atos 2.16-18)
    Então, conforma igreja foi crescendo, a necessidade de alguns locais fez com quem DEUS chamasse mulheres para serem líderes exercendo diversas vocações e dons ministeriais, conforme o exemplo que Evódia e Sintique.
    2 Rogo a EVÓDIA E ROGO A SÍNTIQUE pensem concordemente, no Senhor.
    3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que AS AUXILIES, POIS JUNTAS SE ESFORÇARAM COMIGO NO EVANGELHO, também com CLEMENTE E COM OS DEMAIS COOPERADORES MEUS, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
    Filipenses 4.2-3
    Elas deveriam ser auxiliadas e não serem auxiliadoras. Portanto, estavam em posição de liderança e não de lideradas.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Hahaha desculpa o riso mas se Jesus estivesse um pouco preocupado com a "reputação" dele e dos discípulos, ele não entraria na casa de Zaqueu, não deixaria uma mulher quebrar um vaso de perfume aos seus pés, não tocaria em leprosos... enfim, esse argumento simplesmente não bate com o relatado nos evangelhos... Foi chamado de comelão e beberrão várias vezes e nem por isso ele deixou de trabalhar da forma que ele quis.
      2)Tudo isso é especulação... Jesus chamou quem ele quis e foram todos homens... o que podemos mudar em relação a isso? Nada.
      At 2.16-18 não trata de dons espirituais/ministeriais e sim do derramar do Espírito Santo, a ligação com dom para ministério pastoral é extremamente forçada.
      o resto já respondi antes :)

      Excluir
    2. Jesus levava em consideração a cultura sim. Eu sou pastora há 26, hoje trabalho em uma nação fechada para o evangelho, e não tenho a mesma liberdade que tinha no Brasil por conta da cultura mas faço a o ra do Senhor mesmo assim. Graças a Deus que a liderança da minha Igreja sempre deu liberdade para as mulheres execerem seus ministerios e cumprirem os seus chamados sem nunhuma restrição. Quantos aos vivem tentando limitar o poder de Deus, diendo quem pode ou quem não pode exercer o pastoreado, eu sinto muito pois voces so atrapalham a pregação e a propagação do evangelho

      Excluir
    3. Jesus levava em consideração a cultura sim. Eu sou pastora há 26, hoje trabalho em uma nação fechada para o evangelho, e não tenho a mesma liberdade que tinha no Brasil por conta da cultura mas faço a o ra do Senhor mesmo assim. Graças a Deus que a liderança da minha Igreja sempre deu liberdade para as mulheres execerem seus ministerios e cumprirem os seus chamados sem nunhuma restrição. Quantos aos vivem tentando limitar o poder de Deus, diendo quem pode ou quem não pode exercer o pastoreado, eu sinto muito pois voces so atrapalham a pregação e a propagação do evangelho

      Excluir
  6. bom o autor citou um monte de versiculos , menos 1 corintions 14:34 que conserven-se as mulheres caladas nas igrejas , e em 1 timoteo 2:12 que diz e não permito que a mulher ensine e nem use autoridade de homem , e em 1 corintios 14:37 diz que e mandamento do senhor jesus , e agora como eu posso discerni essa passagem , JA QUE JESUS fala em JOÃO 14:21 AQUELE QUE AMA ELE GUARDA SEUS MANDAMENTOS

    ResponderExcluir
  7. Sou perfeitamente a fovor do comentarista as mulheres de hoje em dia que fazer tudo que o homem faz pra que ser pastora sendo que tem cargos ótimos no igreja que são apropriados para mulheres de acho que Deus não se importaria de mulher paostora mais se fosse de coração as mulheres estão querendo ser para ser maiaor que os homens e isso que não gosto acho que sim mulher tem.o seu lugar é homem tem. Seu cada um com suas funções que Deus deixou mulheres cuidar das casa e filhos e marido trabalha para sustentar sua família

    ResponderExcluir
  8. Sou perfeitamente a fovor do comentarista as mulheres de hoje em dia que fazer tudo que o homem faz pra que ser pastora sendo que tem cargos ótimos no igreja que são apropriados para mulheres de acho que Deus não se importaria de mulher paostora mais se fosse de coração as mulheres estão querendo ser para ser maiaor que os homens e isso que não gosto acho que sim mulher tem.o seu lugar é homem tem. Seu cada um com suas funções que Deus deixou mulheres cuidar das casa e filhos e marido trabalha para sustentar sua família

    ResponderExcluir
  9. 1 Coríntios: 14. 33. porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 34. as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 35. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir