quinta-feira, 19 de novembro de 2015

QUEM SÃO G12 M12 E MDA SEITAS E HERESIAS



O MDA e a falaciosa salvação por decreto
Muitas igrejas estão aderindo a modelos de crescimento, como G12, M12 e MDA

EM 3 DE MARÇO DE 2011, O LÍDER DO MDA (MODELO DE DISCIPULADO APOSTÓLICO) DECLAROU, EM UM GRANDE CONGRESSO, EM BELO HORIZONTE-MG: “APONTA SUAS MÃOS EM DIREÇÃO À SUA CASA, AO SEU BAIRRO, À SUA RUA. E FALA: ‘EU DECRETO SALVAÇÃO, PERDÃO DE PECADOS AOS MEUS VIZINHOS’. DIGA ASSIM: ‘BELO HORIZONTE JÁ É DO SENHOR JESUS’. [...] VAI DECRETANDO PERDÃO DE PECADOS SOBRE SEUS VIZINHOS, SOBRE SEUS PARENTES. [...] ELES JÁ ESTÃO SALVOS. EU VEJO A MAIORIA DE BELO HORIZONTE, MAIS DE 50% SALVA”.

À LUZ DO NOVO TESTAMENTO, O DOM DE PROFECIA É DADO PELO ESPÍRITO SANTO À IGREJA PARA EDIFICAÇÃO, EXORTAÇÃO E CONSOLAÇÃO (1 CO 14.3); E PARA O QUE FOR ÚTIL (12.7). POR MEIO DESSE DOM, O SENHOR FALA CONOSCO COMO E QUANDO QUER (12.11; AT 13.1-4), E NÃO QUANDO UMA PESSOA RESOLVE, POR CONTA PRÓPRIA, “DECRETAR”, “DETERMINAR”, “DECLARAR” OU MANDAR ALGUÉM FAZER ISSO. HÁ ALGUNS ANOS, INCLUSIVE, UMA FAMOSA PROFETISA “DECRETOU”, EM UM MEGAEVENTO, O FECHAMENTO DE TODOS OS BARES E CASAS DE SHOWS DO RIO DE JANEIRO! ELA DISSE QUE TODOS ELES SERIAM TRANSFORMADOS EM IGREJAS EM POUCO TEMPO... ISSO ACONTECEU?

PENSO QUE TODOS OS CRISTÃOS QUE SE PREZAM DEVERIAM REJEITAR ESSA PRÁTICA DESCABIDA E HERÉTICA DE “DECRETAR” SALVAÇÃO, VISTO QUE À IGREJA DO SENHOR CABE APENAS A PREGAÇÃO DO EVANGELHO. ELE É QUEM SALVA, SEGUNDO A SUA GRAÇA. E SABEMOS QUE A PRÁTICA DE “DECRETAR” SALVAÇÃO, ALÉM DE NÃO TER O ABONO DA PALAVRA DO SENHOR, NÃO MUDA EM NADA AS CIRCUNSTÂNCIAS. DEUS PODE MUDAR A SITUAÇÃO DE UM PAÍS OU DE UM GOVERNO POR MEIO DE INTERCESSÃO E INFLUÊNCIA DO SEU POVO, E NÃO MEDIANTE PALAVRAS DE ORDEM (1 TM 2.1-3; 2 CR 7.14,15).

MUITOS EVANGÉLICOS, ENGANADOS, PENSAM QUE É ASSIM QUE O BRASIL VAI MUDAR: MEDIANTE “DECRETO”. MAS, HOJE, OS CRENTES NÃO INCOMODAM NEM INFLUENCIAM NINGUÉM! BOA PARTE DA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA ESTÁ MISTURADA COM O MUNDO, ENVOLVIDA EM ASSUNTOS QUE NÃO SÃO DE SUA COMPETÊNCIA, E AINDA PREGA UM FALSO EVANGELHO, “CONTEXTUALIZADO”, QUE AGRADA AS PESSOAS DO MUNDO, ATRAINDO-AS PARA DENTRO DOS TEMPLOS, MAS AFASTANDO-AS DA VERDADE.

É COMUM, EM GRANDES EVENTOS, OUVIRMOS CRENTES DIZENDO: “EU ESTOU AQUI PARA DECRETAR QUE ESTA CIDADE É DO SENHOR JESUS”. COMO OS PREGADORES DO EVANGELHO ANTROPOCÊNTRICO — BOA PARTE DELES FAZ PARTE DOS MOVIMENTOS G12, M12 E MDA — ACREDITAM QUE SÃO “A BOCA DE DEUS” NA TERRA E QUE AS SUAS PALAVRAS ABREM E FECHAM PORTAS, “DECRETAR” QUE UMA CIDADE É DO SENHOR JESUS DETERMINARÁ QUE, DE FATO, ELA SERÁ DELE. MAS, SE NÃO HOUVER COMPROMISSO COM O EVANGELHO, AS COISAS CONTINUARÃO EXATAMENTE COMO ESTÃO! NÃO SERIA MAIS EFICAZ PREGAR O EVANGELHO COM VERDADE? NÃO SÓ BELO HORIZONTE E O BRASIL, E SIM O PLANETA TERRA E TODO O UNIVERSO PERTENCEM ÀQUELE QUE CRIOU TODAS AS COISAS (SL 24.1; HB 11.3).

ENTRETANTO, O MUNDO PRECISA OUVIR AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO (MC 16.15; MT 28.19). QUANTOS PREGADORES E LÍDERES JÁ NÃO “DECRETARAM” QUE NOSSO PAÍS É DO SENHOR JESUS?! A DESPEITO DISSO, A NOSSA NAÇÃO CONTINUA CHEIA DE VIOLÊNCIA, IMORALIDADE, CORRUPÇÃO, INJUSTIÇA... QUANTOS JÁ NÃO “DECRETARAM” QUE AS CIDADES DO RIO DE JANEIRO, DE SÃO PAULO, DE BELO HORIZONTE, DE VITÓRIA, DE CURITIBA, DE FORTALEZA, DE BRASÍLIA, DE MANAUS, ETC. PERTENCEM A CRISTO?! MAS ELAS CONTINUAM INDO DE MAL A PIOR EM MATÉRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO, MORALIDADE, CIVILIDADE... O BRASIL PRECISA SER CONQUISTADO PELO EVANGELHO, E NÃO POLITICAMENTE. O REINO DE CRISTO É ESPIRITUAL (JO 18.36; RM 14.17).

PRECISAMOS ABANDONAR ESSA AMBIÇÃO DE “CONQUISTAR O BRASIL NA MARRA”, POR MEIO DE “DECRETO”, NA BASE DO GRITO! DEVEMOS ORAR PELA NOSSA NAÇÃO E PREGAR A VERDADEIRA MENSAGEM DO EVANGELHO! MAS, QUANDO FIZERMOS ISSO, DE FATO, ESTEJAMOS PREPARADOS PARA AS PERSEGUIÇÕES (1 CO 16.9). SE O MUNDO NOS TRATA BEM E NOS VÊ COM BONS OLHOS, DEVEMOS FICAR PREOCUPADOS (JO 15.18,19). LEMBREMO-NOS DAS PALAVRAS DO SENHOR JESUS: “BEM-AVENTURADOS SOIS VÓS QUANDO VOS INJURIAREM, E PERSEGUIREM, E, MENTINDO, DISSEREM TODO O MAL CONTRA VÓS, POR MINHA CAUSA” (MT 5.11).
FONTE CPAD NEWS

Sonhei que eu era um neopentecostal místico e milionário
Na verdade, tive um pesadelo, na noite passada...

SONHEI QUE EU ERA UM NEOPENTECOSTAL MÍSTICO E QUE, DEPOIS DE ABRAÇAR A TEOLOGIA DAS $EMENTE$, TORNEI-ME UM MILIONÁRIO. ESTAVA CONVENCIDO DE QUE DEUS ME MANDARA COMPRAR VÁRIAS BOLSAS DA LOUIS VUITTON E DA VICTOR HUGO, PARA A MINHA ESPOSA BATER PROFETICAMENTE COM ELAS NAS CABEÇAS DOS ENDEMONINHADOS! ELE TAMBÉM ORDENARA QUE EU ADQUIRISSE VÁRIOS SAPATOS DE COURO DE CRODODILO E DE COBRA PARA PISAR PROFETICAMENTE NA CABEÇA DO LEVIATÃ.

NO SONHO, EU ESTAVA CONVICTO DE QUE DEUS ME MANDARA COMPRAR INÚMEROS TERNOS ERMENILDO ZEGNA, A FIM DE PREGAR PROFETICAMENTE NOS “SANTÓDROMOS” DO RIO DE JANEIRO, DE SÃO PAULO, DE MANAUS; E CENTENAS DE ÓCULOS DE SOL RAY BAN, PARA TER UMA MELHOR VISÃO PROFÉTICA DA ATUAÇÃO DO IMPÉRIO DAS TREVAS EM TODO O MUNDO.

NÃO TINHA DÚVIDAS DE QUE DEUS ORDENARA QUE EU COMPRASSE UMA FERRARI F430 VERMELHA, PARA UM GRANDE ATO PROFÉTICO. COM ELA, EU TRAFEGARIA PROFETICAMENTE PELAS AVENIDAS E RUAS DE BRASÍLIA E DERRAMARIA AO LONGO DE CADA UMA DELAS O MAIS PURO AZEITE PORTUGUÊS, DECRETANDO QUE AQUELA CIDADE PERTENCE AO REI DOS REIS E QUE OS SEUS SÚDITOS DEVEM DOMINAR O BRASIL A PARTIR DALI.

QUE SONHO! ESTAVA CONVICTO, AINDA, DE QUE O SENHOR ME MANDARA COMPRAR MILHARES DE CAIXAS DE PERFUMES FRANCESES POLO E AZZARO PARA PERFUMAR PROFETICAMENTE TODOS OS AEROPORTOS DAS CIDADES DO MUNDO POR ONDE EU PASSASSE, A FIM DE DERROTAR TODOS OS PRINCIPADOS DO FEDOR E DA SUJEIRA QUE IMPERAM NESSES LUGARES.

FINALMENTE, NO SONHO, EU TINHA A CERTEZA DE QUE, SOB A ORDEM DIVINA, EU ADQUIRIRA UM TOURO BEM FEROZ PARA SER MONTADO PROFETICAMENTE NOS RODEIOS DE DALLAS, BARRETOS E MADRID, A FIM DE DESTRUIR POR COMPLETO O TRIDENTE DO PRINCIPADO BOIADEIRO...

MAS O FIM DO SONHO NÃO FOI NADA BOM... EU RESOLVERA ABRIR A BÍBLIA ALEATORIAMENTE E “CAÍRA” EM DEUTERONÔMIO 18.20-22: “O PROFETA QUE PRESUMIR DE FALAR ALGUMA PALAVRA EM MEU NOME, QUE EU LHE NÃO MANDEI FALAR, OU O QUE FALAR EM NOME DE OUTROS DEUSES, ESSE PROFETA SERÁ MORTO. [...] SABE QUE QUANDO ESSE PROFETA FALAR, EM NOME DO SENHOR, E A PALAVRA DELE SE NÃO CUMPRIR NEM SUCEDER, COMO PROFETIZOU, ESTA É PALAVRA QUE O SENHOR NÃO DISSE; COM SOBERBA A FALOU O TAL PROFETA: NÃO TENHAS TEMOR DELE”.

ACORDEI ALIVIADO E DISSE: “NÃO SOU UM MILIONÁRIO... QUE PENA! MAS, EM COMPENSAÇÃO, TAMBÉM NÃO SOU UM NEOPENTECOSTAL MÍSTICO QUE DESPREZA A BÍBLIA, SUPERVALORIZA AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E ATRIBUI À DIREÇÃO DE DEUS TODA E QUALQUER BIZARRICE QUE PRATICA!”

AINDA BEM QUE ACORDEI LOGO! JÁ PENSOU SE EU TIVESSE SONHADO QUE DEUS ME MANDARA ENGATINHAR COMO UM LEÃO EM CIMA DO PÚLPITO, TOCAR TAMBORES NO RITMO BAIANO, CALÇAR UMA BOTA DE “PITON” E OUTRA DE COWBOY PARA PISAR EM PRINCIPADOS, PROFETIZAR SOBRE FERRADURAS...

ALELUIA! A DESPEITO DE HAVER ALGUNS CRÍTICOS QUE, POR FALTA DE CONHECIMENTO, PÕEM OS PENTECOSTAIS E OS NEOPENTECOSTAIS MÍSTICOS NO MESMO BOJO, LOUVO A DEUS POR SER UM PENTECOSTAL QUE AMA A PALAVRA DE DEUS! MESMO POBRE, FINANCEIRAMENTE, GRAÇAS A DEUS CONTINUO CRENDO NA ATUALIDADE DA MULTIFORME MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA, SEM ABRIR MÃO DO PRIMADO DAS ESCRITURAS E DA MENSAGEM DA CRUZ!

 FONTE CPAD NEWS                  
                    A LINHA DE ORGANIZAÇÃO DO G-12
O  processo para a implatação do g-12 é segundo o seu fundador a "alma" do movimento.Todavia ,de acordo com pastor Paulo Romeiro,um dos problemas em relação ao g-12 é a "inserção de praticas,conceitos e ensinos antibiblicos ,tais como mapeamento espiritual,regressão ,cura interior,quebra de maldição,escrever os pecados em pedaços de papel e queima-los no fogueira ,revelações extrabiblica e outros.continua pr.paulo romeiro"O g-12 peca em pelo menos quator fundamentos:1°)dão  ao numero 12 sentido magico-espiritual quando se trata de um numero comum na bilbia biblia,2°)escravizam a doutrina biblica da regeneração e da justificação ,fazendo as pessoas confessarem pecados dos quais já foram perdoados pelo sacrificio do calvario.3°)deturpam o conceito biblico da igreja a ponto de uma das suas maiores propagadoras no brasil dizer"o diabo está induzindo os crentes a irem á igreja para faze-los abandonar as celulas.4°)dão enfase ás expressões "novo"e "nova" como nova unção e nova visão,na tentetiva de criar aversão na mente dos seus participantes em relação a tudo quanto aprenderam.
Estratégicamente ,o g-12 trablha com dois elementos que puxam todo o seu arcenal de heresias:1°)auto realização pessoal(sucesso)á custa de regressão ,quebra de vinculo,eliminaçaõ da legalidade dada aoa diabo ,o perdão dado a DEUS.2°)CRESCIMENTO RTAPIDO DA IGREJA.Como se pode ver ,a proposta do g-12 pega na a veia da necessidade de alguns lideres que preferem trilhar os atalhos da vida e 'transformar pedras em paes".Uma outra é sua estrategia de segurar o participante com a idéia de que ele precisa fechar o ciclo para que possa definitivamente chegra a "nova unção".Com isso ,o que participa de um pré-encontro é induzido a participar tambem do encontro ,dos -pos-encontro e do encontro.Apos passar por todas essas fases de lavagem cerebral,o incauto realmente nunca mais será o mesmo".(notas Paulo Cesar, o que está por traz do g 12,cpada ,2000,p.35--6).


  O Movimento G12
Uma das características de grande parte da Igreja Evangélica Brasileira é a sua avidez por novidades. Vários segmentos evangélicos não se contentam mais com a antiga doutrina pregada pelos apóstolos e pais da Igreja — mais tarde defendida pelos Reformadores — e vivem numa busca constante de novidades e modismos doutrinários.
Nos últimos anos, vimos vários ensinos e práticas controvertidos invadirem os púlpitos e infestarem a mídia evangélica, tais como: quebra de “maldições hereditárias”, “cura interior”, “confissão positiva”, “espíritos territoriais”, “mapeamento espiritual”, cultos de “libertação”, “galacionismo” (a tentativa de levar a Igreja à práticas e ensinos do Velho Testamento, como a guarda do Sábado e das festas de Israel), dentre muitos outros.
Uma das últimas novidades a invadir o arraial evangélico brasileiro chegou da Colômbia. Denominado G 12 (Grupo 12), esse é um movimento que propõe o crescimento das igrejas através de células, com reuniões nas casas. O principal protagonista do G 12 é César Castellanos Domínguez, líder da Missão Carismática Internacional, com sede em Bogotá.
Entre 1989 e 1990, sua esposa Cláudia (com quem se casou em 1976) envolveu-se com a política, sendo candidata à presidência daquele país, ficando em quinto lugar no número de votos. Mais tarde, ela conseguiu eleger-se senadora. O casal tem quatro filhas: Joana, Lorena, Manuela e Sara Ximena.
Castellanos conta que depois de sua experiência com Cristo e de trabalhar como evangelista nas ruas de Bogotá, teve a oportunidade de pastorear pequenas igrejas, durante nove anos de ministério. A última delas só tinha 30 membros quando ali chegou, alcançando dentro de um ano, o número de 120 membros. Insatisfeito com os resultados conseguidos nessa igreja, ele renunciou ao pastorado.
Em fevereiro de 1983, enquanto passava férias numa praia colombiana, diz ter tido uma experiência com Deus, que o chamava para pastorear. No mês seguinte, iniciou na sala de sua casa a Missão Carismática Internacional, com apenas oito pessoas.
Traçou depois um alvo para atingir o número de 200 membros. O líder colombiano confessa que foi grandemente influenciado por David (Paul) Yonggi Cho, da Coréia, que já vinha adotando por várias décadas o sistema de crescimento de igreja em células (também chamado de grupos familiares).
Atualmente são muitos milhares que formam a família da igreja na Colômbia. Para o final de 1997, a meta de Castellanos era ter 30 mil células e 100 mil grupos. No ano 2000, seu alvo é ter um milhão de membros. Já pensou?
Já existem no Brasil várias pessoas e ministérios que abraçaram a visão de César Castellanos. Os que mais se destacam são Valnice Milhomens, muito conhecida pelos seus programas de TV, e Renê Terra Nova, líder da Primeira Igreja Batista da Restauração, em Manaus. A exemplo de Valnice, Renê já pertenceu também à Convenção Batista Brasileira. Valnice explica sua ligação com a Colômbia:
Tendo a convicção de que o modelo de Bogotá era a base para o modelo que Deus tem para nós, temos retornado às convenções para beber da fonte. Cremos que Deus deu ao Pr. César Castellanos o modelo dos doze que há de revolucionar a igreja do próximo milênio, pelo que o abraçamos inteiramente, colocando-nos sob sua cobertura espiritual dentro dessa visão revolucionária, fundada na Palavra de Deus. Tendo sido ungida como um de seus doze internacionais, estamos, como igreja, comprometidos em viver essa visão.1

POR QUE G 12?
César Castellanos explica porquê:
Pedi a direção do Senhor, e Ele prometeu dar-me a capacidade de preparar a liderança em menos tempo. Pouco depois abriu um véu em minha mente, dando-me entendimento em algumas áreas das Escrituras, e perguntou-me: ‘Quantas pessoas Jesus treinou?’ Começou desta maneira a mostrar-me o revolucionário modelo da multiplicação através dos doze. Jesus não escolheu onze nem treze, mas sim doze.2
Outros exemplos bíblicos são citados, como as 12 pedras no peitoral do sacerdote (Êx 28.29); também com 12 pessoas Jesus alimentou as multidões. Para reforçar o argumento de Castellanos, Valnice acrescenta:
Podemos notar que o número doze, nas Escrituras, é o número de autoridade e governo… O dia tem 24 horas, que são dois tempos de doze. Cada ano tem doze meses. O relógio não pode ser de 11 ou de 13 horas. Deve ser de doze horas, para que possamos administrar o tempo. Não foi um capricho de Jesus escolher doze homens. Ele sabia que estava ali a plenitude do ministério. Os fundamentos requeriam doze apóstolos.3
Penso que não há necessidade de se criar uma aura mística ao redor do número doze, pois há outros números na Bíblia que também despertam a atenção. Pense, por exemplo, no número três. Três é o número da Trindade. Três foram os presentes que os magos do Oriente ofertaram a Jesus. Três foram os principais patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Três foi o número dos discípulos mais íntimos de Jesus: Pedro, Tiago e João.
O número sete também é bastante sugestivo. Em sete dias Deus fez o mundo. Durante sete dias, o povo de Israel marchou em volta da cidade de Jericó, até conquistá-la. Instruído por Eliseu, Naamã mergulhou sete vezes no rio Jordão para ser curado de lepra. Sete foi o número dos diáconos escolhidos pelos apóstolos (Atos 6.5). Sete foram também as igrejas do Apocalipse. Agora, pense no número 40. Por 40 o povo de Israel peregrinou no deserto. Moisés esteve no monte durante 40 dias, jejuando e orando na presença de Deus. Jesus jejuou 40 dias no deserto, por ocasião de sua tentação.

COMO FUNCIONA O G 12
A igreja se divide em pequenos grupos denominados células. As pessoas são evangelizadas através das células, das reuniões na igreja ou de eventos evangelísticos. Depois de evangelizadas, começa o processo de consolidação. O novo adepto responderá um questionário chamado mapeamento espiritual, com uma grande variedade de perguntas sobre o passado da pessoa e de seus familiares. Algumas perguntas são bastante constrangedoras. Tal questionário vai dar ao líder da célula ou ao discipulador uma visão da jornada espiritual do novo discípulo. Em seguida, ele será levado a participar da célula, passando a construir novos relacionamentos.
Após esse processo inicial, a pessoa é estimulada (e muito) a passar pelos seguintes estágios:
1. Pré Encontro: Constituído de quatro palestras preparatórias para o encontro de três dias. Nessa fase, o discípulo recebe orientações sobre a Igreja, o senhorio de Cristo, mordomia e batismo.
2. Encontro: Um retiro espiritual de três dias, onde a pessoa receberá ministração nas áreas de arrependimento, perdão, quebra de maldições, libertação, cura interior, batismo no Espírito Santo e a visão da igreja. Cerca de 100 pessoas (jovens, mulheres, homens e crianças) são separadas um ou dois meses após a sua entrega na igreja e são levadas a um lugar distante do contexto familiar para serem ministradas. Para César Castellanos, o encontro equivale a todo um ano de assistência fiel à igreja.4
3. Pós Encontro: Quatro palestras para consolidação das vitórias alcançadas no Encontro.
4. Escola de Líderes: Formação em três estágios de três meses cada, para se tornar líder de célula e de grupo de doze.
5. Envio: Quando alguém começa uma célula de evangelismo a partir de três pessoas, tornando-se líder de célula. Depois de sua célula consolidada, ele começa a formação do seu grupo de doze para discipulado, tornando-se líder de doze. Consolidado seu grupo de 12, ele estimula a cada um a formar seu grupo de doze. Surge então o líder de 144, e assim por diante.

PRÁTICAS QUE PREOCUPAM
Não há nada de errado em dividir a igreja em células ou grupos familiares para reuniões nos lares ou outros locais. Muitas igrejas ao redor do mundo têm feito isso e até com bons resultados.
Dependendo da região ou da cultura onde se aplica o processo, pode ser uma boa idéia ou não. Creio que um dos fatores que muito contribuiu para o crescimento da Assembléia de Deus no Brasil foi o culto doméstico. Lembro-me de que quando me converti na Assembléia de Deus de São José dos Campos, SP, em 1971, o culto doméstico era uma parte importante da programação da igreja. Eu mesmo participei intensamente de tais programações. As reuniões nos lares eram usadas para a evangelização dos perdidos e para a edificação dos crentes. Não havia aberrações doutrinárias.
Um dos problemas em relação ao G 12 é a inserção de práticas, conceitos e ensinos nada bíblicos, tais como quebra de maldições hereditárias, cura interior, mapeamento espiritual, escrever os pecados em pedaços de papel e queimá-los na fogueira, revelações extrabíblicas e outros. No meu livro Evangélicos em Crise (Editora Mundo Cristão), tratei, de forma abrangente, de algumas dessas aberrações.
Outra coisa intrigante é a proibição taxativa de se relatar o que se passa nos encontros. Conversei com várias pessoas que participaram e elas me falaram que a única coisa que poderiam dizer do encontro é: “o encontro é tremendo”. Observe uma das normas do Encontro: “Não se pode mencionar muitas coisas sobre o Encontro, porque o mesmo trás consigo muitas surpresas e todos os seus participantes comprometem-se a não revelar absolutamente nada do que receberam lá”.5
Acho isso realmente muito estranho. Ora, quando alguém recebe bênçãos de Deus, quando Deus faz uma grande obra numa pessoa ou no meio de um povo, o mais natural e bíblico é dar testemunho, é contar o que Deus fez. Tal proibição não tem base bíblica. Ao contrário. Observe a declaração de Jesus diante do sumo sacerdote: “Respondeu-lhe Jesus: Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo” (João 18.20).
Paulo escreveu a Timóteo: “E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros” (2 Timóteo 2.2). Portanto, não há por que ficar escondendo informações dos demais. Isso mais parece “maçonaria evangélica”.
O G 12 assume também uma postura exclusivista. Ele é apresentado como a única tábua de salvação para a igreja, o último movimento de Deus na terra, a única solução para a salvação das almas. É apresentado ainda como a restauração da Igreja segundo o seu modelo original no livro de Atos dos Apóstolos. David Kornfield, da Sepal, declarou:
Notamos que Deus está produzindo um novo mover do Seu Espírito no seio da Igreja brasileira, à medida que nos aproximamos de um novo milênio. Esse mover do Espírito é tão grande que algumas pessoas o entendem como uma Segunda Reforma. A primeira reforma, deflagrada por Martinho Lutero, tinha a ver com a justificação pela fé e com a salvação individual. A Segunda Reforma celebra e desenvolve a alegria de sermos salvos a nível coletivo; salvos para, reciprocamente, vivenciarmos a alegria da vida em Cristo.6
César Castellanos confirma tal exclusivismo ao declarar:
A frutificação neste milênio será tão incalculável, que a colheita só poderá ser alcançada por aquelas igrejas que tenham entrado na visão celular. Não há alternativa: a igreja celular é a igreja do século XXI.7
Nem certos movimentos e líderes de Deus no passado escapam dos ataques do G 12. Valnice Milhomens denomina a Igreja da época do imperador romano, Constantino, de “igreja política”, dizendo que Constantino relegou oficialmente o vinho novo aos odres velhos das catedrais. Sobre a Igreja Reformada, ela diz que Lutero reformou o vinho (teologia), mas o derramou novamente nos odres velhos.
Para ela, o movimento de avivamento procurou reavivar o vinho dentro dos odres velhos. Os pentecostais e os carismáticos derramaram o vinho do Espírito Santo dentro dos odres velhos. Quanto a Igreja em Células, sua opinião é de que Deus está recriando modelos de comunidade de odres novos que preservem o vinho novo em odres novos.8
Não é a primeira vez que um surge um grupo ou movimento religioso dizendo ser a única e última solução de Deus para o mundo. Não vou mencionar aqui as diversas seitas que já fizeram isso. Mesmo dentro do mundo evangélico, já surgiram vários grupos agindo da mesma forma. Lembro-me de quando morei nos Estados Unidos, estava em voga o Shepherding Movement (Movimento do Pastoreio), que ensinava um forma de discipulado onde cada novo membro no grupo tinha um líder espiritual, um discipulador, a quem prestava contas de tudo em sua vida.
As críticas contra as igrejas eram bem hostis e o movimento também se considerava a última solução de Deus para o mundo. Mais tarde, muitos de seus líderes reconheceram que estavam errados e pediram perdão, publicamente, pelos danos provocados a muita gente.
Lembro-me de que aqui no Brasil, na década de 80, surgiu um movimento promovido por várias comunidades denominado Novo Nascimento. Sua ênfase era de que a pessoa, uma vez convertida, não pecaria mais. E de novo, os testemunhos apresentados nesses movimentos eram muito parecidos com os de hoje do G 12: “Eu fui membro (ou pastor) de tal igreja, por tantos anos e não era salvo. Só depois que fiz o G 12 (ou os Encontros) é que recebi a vida eterna”. Ora, isso é negar um trabalho da graça já realizado anteriormente na vida da pessoa.

VENTOS DE DOUTRINA
O G 12 tem sido grandemente influenciado por vários líderes da Confissão Positiva (Teologia da Prosperidade) – entre eles, Kenneth Hagin. Um dos exemplos é o emprego do termo rhema. Na língua grega, há dois termos para o vocábulo “palavra”: logos e rhema. Como os pregadores da Confissão Positiva, vários líderes do G 12 (entre os quais César Castellanos e Valnice Milhomens) fazem um alarde sobre uma suposta diferença entre esses dois termos. Rhema, dizem eles, é a palavra que os crentes usam para decretar ou declarar. É o “abracadabra”. Já logos, é a palavra de revelação, mística, direta, que Deus fala aos iniciados. O termo pode referir-se também à Bíblia.
Há alguns anos, conversei com Dr. Russell Shedd sobre esse assunto e ele me disse que o apóstolo Pedro não fez distinção entre esses dois termos quando escreveu 1 Pedro 1.23-25. Por favor, veja a seguir:
v. 23: pois fostes regenerados. Não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra (logos) de Deus, a qual vive e é permanente.
v. 24: Pois toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva: seca-se a erva, e cai a sua flor;
v. 25: a palavra (rhema) do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra (rhema) que vos foi evangelizada.
O G 12 deixa muito a desejar no que se refere ao discernimento doutrinário, pois tem sido grandemente influenciado pelos ensinos anômalos de Peter Wagner e de outros na área de batalha espiritual. Peter Wagner é professor da Escola de Missões do Seminário Fuller na Califórnia, Estados Unidos. Entretanto, seus escritos sobre guerra espiritual, como também os de Rebeca Brown, são inaceitáveis à luz da Bíblia.
O G 12 não será o último vento de doutrina a invadir o arraial evangélico. Seus líderes atuais já abraçaram outros modismos no passado, e certamente abraçarão outros que virão. Por esta razão, deixamos aqui um alerta ao povo de Deus: Todo líder, igreja ou ministério que se abre para um vento de doutrina, um modismo doutrinário, ou uma aberração teológica, estará sempre aberto para a próxima onda, quando aquela já arrefeceu. Que Deus nos ajude a permanecermos constantes, firmes na Rocha!

NOTAS
1 Milhomens, Valnice, Plano Estratégico para Redenção da Nação, Palavra da Fé Produções, São Paulo 1999, p. 12.
2 Castellanos, César, Sonha e Ganharás o Mundo, Palavra da Fé Produções, São Paulo, 1999, p. 78.
3 Milhomens, Valnice, Plano Estratégico para Redenção da Nação, p. 107.
4 Castellanos, César, Sonha e Ganharás o Mundo, p. 91.
5 Apostila de Igrejas em Células, p. 55.
6 Apostila de Igrejas em Células, p. 123.
7 Castellanos, César, Sonha e Ganharás o Mundo, p. 143

8 Milhomens, Valnice, Plano Estratégico para Redenção da Nação, p. 60.
FONTE CACP



 Uma sobrevivente da visão celular do Terra Nova
 

1) A lavagem cerebral

A definição mais simples para lavagem cerebral é “conjunto de técnicas que levam ao controle da mente; doutrinação em massa”.
Em todas as etapas da Visão Celular se pode ver nitidamente vários mecanismos de indução, meios de trabalhar fortemente as emoções onde o resultado progressivo desta condição mental é prejudicar o julgamento e aumentar a sugestibilidade.
Os métodos coercivos de convencimento, os treinamentos intensos e cansativos que minam a autonomia do indivíduo, os discursos inflamados, as músicas repetitivas e a oratória cuidadosamente persuasiva são recursos que hoje reconheço como técnicas de lavagem cerebral, onde há mudanças comportamentais gradativas e por vezes irreversíveis.


2) Grandezas diretamente proporcionais
O Silvio Santos manauara é uma incógnita. Se em por um lado ele é duro e autoritário, noutro ele é engraçado, carismático e charmoso. Num dos Congressos em Manaus, me levantei da cadeira para tirar uma foto dele, que imediatamente parou a ministração e me chamou lá na frente. Atravessei o enorme salão com o rosto queimando, certa de que iria passar a maior vergonha de toda a minha vida, que o “ralo” seria na presença de milhares de pessoas e até televisionado. Quando me aproximei não sabia se o chamava de Pastor, Apóstolo, Doutor, Sua Santidade ou Alteza, mas para minha surpresa ele abriu um sorriso de orelha a orelha e fez pose, dizendo que a foto sairia bem melhor de perto. A reunião veio abaixo, claro, todos riam e aplaudiam aquele ser tão acessível e encantador.
Acontecimentos assim, somados à esperta e poderosa estratégia de marketing que Terra Nova usa para transmitir suas ideias, atraem para ele quatro tipos de pessoas:
• As carentes de uma figura forte (o povo simples que chora ao chamá-lo de pai).
• As que desejam aprender o modelo para utiliza-los em seus próprios ministérios falidos.
• Aquelas que desejam viver uma espécie de comensalismo espiritual, que vivem de abrir e fechar notebooks para ele pregar, ganhando transporte e restos alimentares em troca, as rêmoras da Visão.
• As sadomasoquistas espirituais. É tanta punição, tanto sacrifício, tanta submissão, que fica óbvio que muita gente se adapta a esse modelo porque gosta de sofrer. As interpretações enfermas do tipo “hoje eu levei um Peniel do meu discipulador, então me aguentem que lá vou eu ensinar o que aprendi.”, eram a tônica das ministrações.
Pode acreditar que essas quatro classes de pessoas representam a grande maioria.


3) A concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida

O conceito da Visão Celular mexe demais com o ego, é sedutor, encantador, promissor, põe a imaginação lá no topo, puro glamour. A ganância que existe dentro do ser humano é o tapete vermelho por onde a desgraça caminha. Essa tem sido uma das causas pela queda de tantos e tantos pastores, por causa das promessas de sucesso rápido e infalível.
Renê não sabe com quem está lidando, mas é com gente!
Ele talvez ignore (não que ele seja ignorante) que cada ser humano é um universo e que as informações vão reproduzir respostas completamente inesperadas em cada um.
EU ASSISTI, na terra do Terra Nova, o “tristemunho” de uma discipuladora que, para confrontar e educar uma discípula, havia chegado à loucura de bater nela, para que a mesma parasse de falar em morrer. Esse é o argumento dos incapazes, dos que não conseguem levar cada triste, cada suicida ou deprimido às garras da graça de Cristo, mas que querem se fazer os solucionadores das misérias do povo.
Eu tenho até hoje péssimas colheitas dessa péssima semeadura, assumo meus erros e me arrependo profundamente de cada um deles:
• Quase perdi Jesus de vista
• Minha família ficou relegada ao que sobrava de mim.
• Minha filha mais velha, hoje com 23 anos, demorou um bom tempo para me perdoar por eu ter repartido a maternidade com tantas sanguessugas que me usavam para satisfazer sua sede de poder.
• Minha mãe teve dificuldade para se abrir comigo durante muito tempo porque, segundo ela, só conseguia me ver como a Pastora dura e ditadora. Tenho lutado diariamente para que ela me veja somente como filha.
• Fui responsável por manter minha Igreja em regime escravo (mesmo que isso estivesse numa embalagem maravilhosa), por ajudar a alimentar a ganância de muitos, por não guardá-los dessa loucura.
• Colaborei com a neurotização da fé de muitos, por causa da perseguição desenfreada pela perfeição e por uma santidade inalcançável.
• Fiquei neurótica eu mesma, precisando lançar mão de ajuda psicológica devido a crises interiores inenarráveis, ao passo que desenvolvia uma doença psíquica de esgotamento chamada Síndrome de Burnout*, hoje sob controle.
• Vendi a ideia da aliança incondicional do discípulo com o discipulador, afastando sutilmente as pessoas da dependência de Deus.
• Invadi a vida de muitos a título de discipulado, cuidando até de quantas relações sexuais as discípulas tinham por semana, sem que isso causasse ofensa ou espanto.
• Opinei sobre o que o discípulo deveria comprar ou não, tendo “direito” de vetar o que não achasse conveniente. A menor sombra de discordância por parte do discípulo era imediatamente reprimida, sem qualquer respeito. Quando isso acontecia os demais tomavam como exemplo e evitavam contrariar o líder.
• Aceitei que fosse tirada do povo a única diretriz eficaz contra as ciladas do diabo: a Bíblia. Não que ela não fosse utilizada, mas isso era feito de forma direcionada, para fortalecer os conceitos da Visão. Paramos de estudar assuntos que traziam crescimento para nos tornarmos robôs de uma linha de montagem, manipuláveis, dogmatizados.
• Fomentei a disputa de poder entre os irmãos ignorando os sentimentos dos que iam ficando para trás.
• Perdi amigos amados e sofri demais com estas perdas. Alguns criaram um abismo de medo, que é o de quem nunca sabe se vai ganhar um carinho ou um tapa, um elogio ou um peniel, mas sei que esse estigma está indo embora cada vez mais rápido. Outros me abandonaram porque não aceitaram uma Pastora normal, falível e frágil. Eles queriam a outra, a deusa, aquela que alimentava neles a fome por ídolos particulares.
Dentro da Visão, nossa Igreja esteve entre as que mais cresceram e deram certo na região, mas desistimos porque, acima de todo homem e todo método, somos escravos de Cristo.
Talvez o mais difícil tenha sido a transição do meu eu, a briga daquilo que eu era com o que sou hoje até que se estabelecesse Cristo em mim, esperança da glória.
Prossigo, perdoada pelo meu Senhor, tomando minhas doses diárias de Graçamicina, recriando meu jeito de me relacionar e compreender mais as falhas alheias e as minhas próprias.
Prossigo, reaprendendo a orar e adorar em silêncio, livre dos condicionamentos, admitindo meus cansaços, me permitindo não ser infalível, sendo apenas gente.
Roselaine Perez, do site Genizah em 25/08/2013


Fatos sobre o Movimento Celular

Fato 1 – Quem são os idealizadores do Movimento:
O modelo de Igrejas em Células, conhecido também por G-12 ou Visão Celular, foi criado pelo pastor colombiano Cézar Castellanos Dominguez, da Missão Carismática Internacional (MCI), no ano de 1991. Após visitar à Igreja Central do Evangelho Pleno na Coréia, do pastor David Yonggi Cho, a maior do mundo, e que funciona com o sistema de células, o pastor colombiano deu início a formatação desse modelo para a sua igreja. A visão institui que a igreja deve ser subdividida em grupos que se reúnem nas casas (células), onde participam de estudos previamente estabelecidos num manual sob a coordenação de um líder, o qual obrigatoriamente deve ter feito o curso de líderes e participado de um tipo de “encontro”.
Em agosto de 1998, o brasileiro Renê Terra Nova, da Igreja Batista da Restauração de Manaus, participou de um encontro em Bogotá, Colômbia, e, inspirado no trabalho do apóstolo Cézar Castellanos, fundou o Ministério Internacional da Restauração (MIR), do qual é presidente. No final de março de 2005, Terra Nova se desligou do G-12, quando rompeu com Castellanos e adotou para si e sua igreja uma nova nomenclatura – Visão Celular (Movimento Celular, M12).

Fato 2 – Um modelo que gera confusão na Igreja

O modelo celular segue dividindo opiniões, gerando controvérsias, jogando pastores contra pastores e alimentando uma série de versões desencontradas. Há uma “aura mística” em torno da multiplicação celular e uma forte ênfase no crescimento, e não no pastoreio. A Preocupação apenas em multiplicação, como se o ministério pastoral tivesse metas de produtividade a atingir. Não há nada de errado em dividir a igreja em grupos de estudo. O que me preocupa são essas aberrações teológicas e o desvio eclesiológico. O movimento segue as tendências contemporâneas de interpretação, mais especificamente a subjetividade e relatividade na interpretação e aplicação dos textos bíblicos. Quando uma pesquisa teológica é feita sem “paixões celulares”, descobre-se que nunca a igreja de Jesus usou tais métodos de expansionismo para sua igreja. O que temos hoje é pura conjectura anti-bíblica e nada mais. Muitas igrejas perderam seu estilo e voltaram-se ao um pragmatismo destrutivo.

Fato 3 – O Desmantelamento da Igreja Organizada

O negócio agora são as multidões. Escola Dominical? Já era! Agora em seu lugar será Escola de Líderes. Cultos Domésticos? Já era! O negócio agora são células! Coral? É arcaico! O negócio agora é música gospel de qualidade! Todos são obrigados a participar da visão celular. Quem não for é porque é desobediente e não passa de um religioso que não conhece a “visão de Deus”. Quem quiser ficar, à partir de agora, com esse novo modelo, amém! Quem não quiser é livre para tomar sua decisão, ou seja, a pessoa deve ir embora da Igreja! Célula passou a ser a única forma de uma igreja trabalhar e crescer. Alias, o Espírito Santo passou a ser secundário, pois criam-se células e estabelecem alvos numéricos de crescimento, quem converte é o método. Lamentável.

Fato 4 – Líderes sem a devida estrutura

Incutem uma paixão cega por uma visão, acreditando que possui a melhor revelação de Deus, a melhor visão, a melhor estratégia. E movido por essa paixão procura persuadir cada pessoa a ser um líder, com a ideia de que a mesma tem um “chamado” pra ganhar uma cidade, uma multidão. Separar um líder é mais do que tornar alguém apto para cuidar de uma célula, é mais do que uma questão de conhecimento teológico, ser líder é atender ao chamado de Deus e negar a si mesmo! (Cf Ef 4.11) Nem todos recebem de Deus este chamado, nem todos estão preparados, nem todos tem o tempo certo de maturação (I Tm 3.6). Na realidade os “discípulos” não são apenas preparados para pregar a Cristo, mais são treinados principalmente para divulgar a “visão celular” da igreja, é como o treinamento de vendedores de um produto, desconsiderando um dito popular: “A pressa é inimiga da perfeição!”. Algumas visões estão impregnadas de costumes e práticas anti-bíblica visando um crescimento rápido, embora este crescimento seja doentio. Geralmente o líder de células possui pouco conhecimento teológico. Uma igreja em células exige um rigoroso planejamento de forma a ser muito bem elaborado, com muito acompanhamento, muito controle, muito critério, do contrário o fracasso será inevitável. Se os líderes não forem bem instruídos, bem acompanhados, bem discipulados, nada feito. Qualquer pessoa é líder, desde que participe dos encontros e da escola de líderes e, claro, permaneça fiel à visão. O chamado de Deus para o ministério é desprezado. É como se ignorassem a escolha de Deus.
Esse tipo de líder começa com pouco conhecimento da Palavra de Deus e termina num profundo analfabetismo bíblico tendo em vista que após ter um crescimento “explosivo” pouco tempo terá para se dedicar ao estudo da Palavra e sim se aperfeiçoar na visão. A visão acaba por jogar as pessoas no fogo! Com informações precárias, eles ensinam o básico do básico e depois te obrigam a abrir uma célula cobrando toda hora o crescimento: a célula tem que romper! Ela tem que crescer, tem que multiplicar senão torna-se uma célula doente.


Fato 5 – Não há liberdade nas células para se pregar o evangelho segundo o Espírito


Nas células não há liberdade de pregação livre, pelo fato de o líder estar obrigado a usar o formato da visão, que está no manual. Percebe-se o quão perigoso é este negócio de transformar pessoas em líderes robóticos e mecânicos!  A Bíblia fala que o culto tem que ser centrado na espiritualidade: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (I Co 14.26).


Fato 6 – Padronização de pessoas do jeito celular – todos tem que fazer a mesma coisa


O alvo é a formação de líderes todavia a bíblia diz que o Corpo de Cristo é formado por uma grande diversidade de dons, sendo assim todos tem de ser líder de célula?? Há uma supervalorização dos líderes, onde se tem a impressão de que se você não é líder é um crente inferior e até inútil. Aqueles que por alguma razão não desejarem ser líderes serão fatalmente excluídos tendo em vista que muitas programações são feitas apenas para líderes. Isto tudo é totalmente anti-bíblica. A Bíblia fala sobre o corpo e sua multifuncionalidade: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” (I Co 12.12).


Fato 7 – O Movimento Celular causa uma concorrência entre os líderes

A igreja tem adquirido uma mentalidade empresarial e organizacional onde todos precisam gerar resultados. Se os resultados não aparecerem, a pessoa se torna obsoleta e substituível. Todos precisa trabalhar freneticamente e atingir metas, mesmo que estejam exaustos espiritualmente. E os líderes que deveriam ser alicerces e ajudadores, tornaram-se muitas vezes arbitrários e desalmados porque não conseguem ver as necessidades das pessoas, apenas vêm às metas e alvos. Alguns parecem tratores: passam por cima de pessoas para atingir metas. Ao mesmo tempo essas pessoas que fazem parte da igreja tornam-se individualistas e competem entre si para mostrar seus resultados para o “líder” e provar que são melhores e merecedoras de uma “promoção”. Outros chegam ao ponto de difamarem seus “concorrentes” para tirá-los da jogada. Não importa se seremos reconhecidos por isso. É preferível ser o samaritano que curou o corpo de um homem mutilado com azeite e vinho e pagou o preço por isso e que ninguém saberá o nome, a ser o conhecido “fulano de tal” que faz barulho e não tem frutos. As “metas” estabelecidas pelos líderes têm transformado os crentes, em verdadeiros gladiadores, que cometem atrocidades para “crescerem” sem chegarem aos ideais prometidos por eles. As técnicas modernas de crescimento instantâneo se proliferam nas igrejas, cada uma com uma proposta e com um argumento, aparentemente, mais convincente que o outro. Para isto, utilizam-se de todos os meios disponíveis para que seus objetivos pessoais ou organizacionais sejam alcançados

Fato 8 – A Visão Celular aliena a pessoa da sua própria realidade

Visão que aliena: as pessoas envolvidas com a visão são alienadas, deixam de cuidar de suas vidas, deixam de conhecer a palavra de Deus na sua essência e vivem apenas das pregações e doutrinas dos líderes, em razão de viverem em função de uma agenda lotada de compromissos e reuniões. É comum não terem tempo pra assistir jornais e ver TV. Algumas pessoas tomam conhecimento de notícias apenas meses depois. Exercer um mínimo de razão é condição fundamental para libertação do homem das amarras que o prendem, sobretudo da dominação e tirania religiosa.


Fato 9 – Várias pessoas foram destruídas por causa da visão celular

“Em 2000 comecei a frequentar uma igreja bem conceituada em minha cidade. A igreja crescia, e estava com 150 membros. Respeitável número para uma obra que tinha apenas 3 anos. Após a adoção do G12 apenas 23 membros restaram. Não faço parte dos 23 que ficaram por motivos óbvios, e o mais triste é que boa parte dos que saíram nunca mais buscaram outra igreja. Tais pessoas eram, em sua maioria, novatos na Fé , sem nenhuma referência anterior de como deve proceder uma igreja protestante. me perdoe mas vou falar a real : O G12 é uma fábrica de fanáticos e isso os líderes do terror islâmico já fazem com competência. Portanto não precisamos do G12. Obediência cega ao pastor ??? – Não, obrigado. Cansei de ver abusos emocionais e até famílias destruídas por causa dos métodos do G12, que não têm nada de espiritual e sim de condicionamento emocional proporcionado pelos “encontros”, que aliás foi uma das experiências mais tristes que já tive na vida.
Vi uma igreja desmoronar por conta das “confissões de pecados” que os pobres membros faziam aos seus líderes. Os líderes ouviam as confissões e saíam por aí contando tudo o que ouviam. Por Deus, a Igreja de Cristo não pode se transformar em um covil de fofoqueiros !!! – As pessoas que foram “confessar” o fizeram inocentemente e com o coração aberto. Imagine qual foi a decepção destas pessoas ao serem vítimas dos amados “pastores”. Aliás, isso não aconteceu apenas na igreja que citei.
“Estou destruída por causa dessa visão… não sei nem mais em quê acreditar… Estou me sentindo enganada, usada… Fui da igreja XXX… hoje já não me considero mais, apesar dos líderes me ligarem direto… era 12 direto de pastor… eu obedecia, fiz o que pude e o que não pude, mas pra eles nunca estavam bom… sempre queriam mais… tinha metas pra levar para igreja… teve até um congresso em que minha meta era levar 10 pessoas, como levei 9 tive que pagar a uma que não levei… nos encontros tinha metas também… se não batesse a meta, pagava! PAGAVA… PAGAVA… PAGAVA…Minha vida, minha conta bancária, minha família está destruída…”
“O G12 foi criado para formar cabos eleitorais localizados, para angariar  votos para representantes da igreja ou pessoas que vão receber o apoio da igreja. A visão do G12 é completamente política e eleitoreira, foi criado para isso”.

7 comentários:

  1. http://odiscipulador.com/celulas-e-a-visao-mda-sao-heresias/ eis a resposta para tanta balela

    ResponderExcluir
  2. A sim coloque os créditos sobre o que publica essa matéria está em outros sites e fica parecendo que é sua, mas é só contro C- control V

    ResponderExcluir
  3. Quero defender apenas o encontro que vc mencionou: na verdade vc fala de algo que nao entende, pq que vc nao vai para o encontro para ver o que acontece de fato lá?.
    Testemunho irmão, agente manifesta no modo de viver, na mudança de caráter e isso é percebido pelas pessoas que estão ao meu redor, pelo nosso modo de viver, nós vemos muitas igrejas hoje pessoas que dizem uma coisa e vivem outra totalmente diferente.
    mano va pesquisar primeiro visita essas igrejas, vai em um encontro so para observar se for o caso... mais para de falar daquilo que vc nao entede..
    eu sou de uma igreja em celula, que usa o encontro como ferramenta para evangelizar e firmar as pessoas em cristo, trabalhamos com libertação (que é diferente de expulsão de demonios). e se for preciso vamos na raiz do problema para que haja libertação completa da pessoa... se vc quiser me envio seu zap que respondo todas as suas pergunas: uiatansantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Quanta bobagem em um texto que nem seu e participa de tudo que vc falou ai que e errado ai depois vc vem falar so nao juga uma coisa que tu nao conhece os encontros com deus tem libertado varias pessoas de vicios

    ResponderExcluir
  5. Ser crítico de plantão só atrasa o avanço do Reino de Deus. Todos os meios de evangelização cooperam para salvar vidas, desde os tradicionais, pentecostais, neo-pentecostais e igrejas nos lares/células. Pessoas carnais estão em todas, e tbm pode pintar até alguma coisa inconforme à Bíblia(que deve ser reparado), mas Glórias que tem milhares sendo salvos e discipulados, e cidades sendo impactadas pela proclamação do Evangelho da Paz. O que se deve fazer é orar pra que tenham ousadia na proclamação da Vida e Obra de JESUS e pedindo o livramento da soberba à esses movimentos. Ahhh... não sou leigo no Evangelho não, sou graduado em Teologia e tbm formado em Apologia Cristã. Mas na real, ser "Crítico de Plantão", é um atraso.

    ResponderExcluir
  6. Os críticos de plantão incoerentes só atrasam o avanço do Reino.

    ResponderExcluir
  7. O meu sofre por causa de entendimento,me refiro a esses comentar os ridiculos,em quanto ao texto muito bom,

    ResponderExcluir