Para falarmos sobre o que o que é dança profética, a qual esta muito em ‘‘moda’’ nos dias atuais, temos que, primeiramente saber o que é dança e o que é dança profética profética , verificar em qual contexto ela esta presente, dentro ou fora da igreja, qual objetivo da mesma, e o que é culto, podemos colocar tudo em um culto?
Primeira vamos, ver quais são os tipos de culto.
O culto constante a Deus
‘‘Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:5-7’’
‘’E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Colossenses 3:17’’
Este CULTO CONSTANTE A DEUS, é o que seria a vida constante de todo cristão, um culto diária !
O culto individual
‘‘Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.’’Mateus 6:6
Este é o famoso A SÓS COM DEUS, este é o seu tempo individual só , onde você fala, chora, pede, grita, pula é seu tempo com Deus.
O culto familiar
‘‘Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.’’Deuteronômio 6:5-7
‘’E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.’’Efésios 6:4
Este culto é um culto de pais e filhos, não confunda com ‘‘cultos domésticos’’ o qual, é um cultos com amigos e vizinhos.
Este CULTOS FAMILIAR , ao meu ver, é muito importante, pois seria nele que você, tem oportunidade de passar a mensagem das boas novas aos seus, de uma maneira mais ampla e direta, com mais liberdade para perguntas e resposta, seria nele que você vai encaminhar seu filho para o melhor caminho.
Note que o pais tem que buscar conhecimento, em livros e apostilas, com o pastor na escola dominical, etc... para assim poder passar, adiante a palavra, por isso é essencial ter uma boa base.
O culto público solene
O culto de ‘’domingo’’ não importa o horário ou a quantidade de cultos
‘’Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.’’Isaías 56:7
‘‘O que caracteriza o culto público não é sua realização num templo, mas a sua convocação, seu caráter público, a presença dos elementos que o constituem como culto, bem como sua condução por líderes para isto separados. Assim, quer seja no templo das igrejas, quer em seus salões sociais ou acampamentos, ao ar livre ou em instalações quaisquer, onde o povo de Deus, para isto convocado, se reunir com o propósito específico de cultuar publicamente a Deus, ali temos um culto público e solene, o qual deve ser realizado conforme o ensino das Escrituras.
Ao se buscar um local para o culto público a Deus, deve-se levar em consideração a conveniência, propriedade, facilidade, e outras circunstâncias que devem ser analisadas sempre pelos princípios gerais da Bíblia e pelo bom senso.’’
A Confissão de Fé menciona que Deus deve ser adorado tanto em famílias, quanto em secreto, e mais solenemente em assembleias públicas (CFW, XXI, 6):
PRINCÍPIO REGULADOR DO CULTO
O culto é baseado em regras feita já no velho testamento na passagem dos dez mandamentos entregue a Moises, quatro eram a respeito do forma de cultuar.
Todos os princípios e elementos do culto público mencionados no Antigo Testamento e que são confirmado no culto público revelado no Novo Testamento, quer por preceito, exemplo, ou inferência legítima, podem e devem ser utilizados para o serviço a Deus (Hb 9.1-22; Cl 2.16-17).
1. Devemos cultuar somente a Deus (Ex 20.3);
2. Devemos cultuá-lo em espírito e verdade e não mediante imagens ou representações (Ex 20.4-6);
3. Devemos adorá-lo de todo o coração, sem tomar seu santo nome em vão (Ex 20.7);
4. Devemos separar um dia em particular para que descansemos e cultuemos a Deus (Ex 20.8-11).
ELEMENTOS DE CULTO
Nem todas as atividades realizadas pelos seres humanos são próprias, adequadas ou eficazes para estes fins elevados. Embora muitas dessas atividades não sejam intrinsecamente erradas em si mesmas, elas não cabem no culto prescrito por Deus. Por este motivo, o próprio Deus nos revelou em sua Palavra quais os elementos apropriados para o seu culto, que são assim definidos por nossos símbolos de fé.
orações
leitura da Palavra de Deus
pregação da Palavra de Deus
cantar salmos, hinos e cânticos espirituais ou sagrados
celebração da Ceia (quando houver)
ministração do batismo (quando houver)
juramentos religiosos
votos, jejuns solenes e ações de graças em ocasiões especiais
ofertas.[3]
‘’A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras (CFW, XXI.1).’’
Em linhas gerais, o princípio regulador nos ensina que o culto que é aceitável a Deus é aquele oferecido de acordo com sua vontade revelada nas Escrituras (Dt 12.32; Mt 4.9-10; Jo 4.23-24), e que ele não tem prazer em um culto onde constam invenções humanas, por mais antigas, atraentes, bem intencionadas, contemporâneas e razoáveis que possam parecer (Mt 15.9).
O CULTO NÃO ACEITO
Culto que Deus, não aceita. Este é marcado não somente pelos acréscimos e invenções humanas, mas pela:
• hipocrisia (Is 1),
• inimizade nos corações dos adoradores (Mt 5.23-24),
• pelas divisões internas nas igrejas locais (ICo 1-4 e 11; Gl 5.14-15), pela falta de ordem e de inteligibilidade (ICo 14),
• entrega de ofertas que simbolizam a falta de amor e de consagração a Deus (Ml 1),
• vida imoral do povo e dos seus líderes (Ml 2)
• e servir ao Senhor de maneira displicente (Is 58.1-10; Mq 6.6-8; Gl 6.7).
Acréscimos humanos
Sabendo de tudo isso, fica fácil identificar, as coisa que estão fora do contexto de culto.
Pastores que levam o culto com um talk show, fazendo piadas e brincadeira sobre relacionamento, outros que fazem do culto um meio de vender indulgência, e por sua vez, tem aqueles que, colocam apenas musicas para o louvor de 24hs de adoração.
Iniciei a minha conversa, com a compromisso de falarmos sobre dança profética.
Vamos para o inicio, o que é dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.( http://www.significados.com.br/danca)
A dança então é movimento expressivo do corpo, movimentos ritmados.
Entendo que a dança é uma distração, assim como um show um evento de música um jogo de futebol.
Pode ser praticado porem não para ser agregado ao culto, pois ele já possui suas bases pré definidas na bíblia.
A Dança, como elemento de evangelização é perfeita, seguida de uma boa palavra de arrependimento.
Os argumentos para a dança profética
No cristianismo, a dança foi introduzida por grupos evangélicos como um meio de permitir que o Espírito Santo falasse com as pessoas. Ela deve ter um propósito espiritual em que o bailarino/dançarino atua como um profeta que se manifesta seja através de movimentos, gesto e até cores. Isabel Coimbra, líder de dança doministério de louvor Diante do Trono afirma que a unção (o mover profético, a atuação do Espírito Santo), no caso da dança, se manifesta a partir do movimento e das imagens (assim como a música expressa sonoridade e do canto se expressam palavras e de todos, harmonia). A dança e objetos referenciais a ela vão além do adornar o púlpito da igreja. Edificação, salvação, cura, restauração e libertação são fins a que a dança profética se propõe, algo que antes se achava ser possível apenas pela pregação do Evangelho. A dança é apenas mais um veículo da graça de Deus. “https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_prof%C3%A9tica”
Os praticantes da dança profética defende que :
Dançar profeticamente, profetizando;
Profetizando o que vai acontecer no futuro com os movimentos;
‘’A literatura intertestamentária produzida pelos judeus nos séculos depois de Malaquias considerava que o ministério desses profetas encerrou-se com Malaquias.[3] Da mesma forma, os escritores do Novo Testamento se referem aos profetas antigos como um grupo fechado e definido (cf. Mt 23.29-31; Mc 8.28; etc.). A pergunta é: através de quem Deus continuou a se revelar? Quem foram os sucessores dos profetas do Antigo Testamento como receptores e transmissores da Palavra de Deus? Resta pouca dúvida de que foram os doze apóstolos e o apóstolo Paulo, e não os profetas cristãos das igrejas locais, como aqueles que haviam em Jerusalém, Antioquia e Corinto, por exemplo (At 11.27; 13.1; 1Co 14.29). Ao contrário do que ocorria no Antigo Testamento, profetizar, na igreja cristã nascente, era um dom que todos os cristãos poderiam exercer no culto, desde que seguindo uma determinada ordem (1Co 12.10; 14.29-32). E, diferentemente dos grandes profetas de Israel, as palavras dos profetas cristãos tinham de ser julgadas pelos demais (1Co 14.29) e eles estavam debaixo da autoridade apostólica (1Co 14.37).
Uma vez que a revelação de Deus quanto ao plano da salvação foi totalmente escrita e registrada de maneira final, completa e infalível pelos apóstolos, no Novo Testamento, completando assim a revelação dada através dos profetas de Israel no Antigo Testamento, encerrou-se o ministério de ambos os grupos.’’
http://bereianos.blogspot.com.br/2014/06/por-que-nao-ha-mais-apostolos-hoje.html
Sabendo destes fatos, note que, a maior profecia a morte e ressurreição de JESUS CRISTO foi predita e concluída, hoje já temos por completo “A BLIBLIA “não há mais necessidade de profetas ou apóstolos. E sim apenas mestres para pregar a palavra!
Não temos mais profetas dês da época de dos Apóstolos!
Promover decreto, palavra rema- cura, libertação;
Promover metanóia – transformação da mente, caráter;
Tais decretos cura, libertação e transformação da mente, são feitos apenas pela graça divina e nós não temos influencia alguma nem diretamente ou indiretamente.
‘‘Somos constantemente lembrados, em termos explícitos, que o SENHOR (Javé) reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos, igualmente (Ex 15.18; Sl 47; 93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10;)’’ http://www.monergismo.com/textos/soberania_divina/soberania_divina_genebra.htm
Palavra de Deus em movimento;
Revelação do desejo de Deus, visão de Deus;
Acredito que, ser refere a gesticular ‘‘traduzir’’ em gestos o que esta escrito, se no caso forem crianças e for algo para ajudar a memorizar e bem feito, porem nada pode substituir a pregação da palavra divina.
Mudança da expressão da igreja, uma igreja livre se expressa.
Neste ponto lembro-me de, Nadabe e Abiú dois homens filhos de Arão, o quais, levaram fogo estranho ao senhor.
“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR, e os consumiu; e morreram perante o SENHOR” (Levítico 10:1-2).
Anteriormente em Levítico 9.24 relata que eles não utilizaram o fogo do altar, para acender o incensário o qual era a orientação, fizeram do seu modo, sobrepondo a orientação de como fazer ‘‘Ex 30:1-10’’ tinham regras a serem feitas, medidas para serem cumpridas, não poderia sair nada do orientação .
Concluindo.
Com estes argumentos, não vejo benefícios alem de entretenimento, distração que por ventura é proporcionado pela dança na igreja.
A dança, como uma movimento social e em festividades da igreja é bem vinda, em atividades fora do contexto de culto como evangelização é muito bem aplicada, porem como parte do culto solene, não vejo onde ela pode ser encaixada devido as regras e estabelecidas na própria palavra.
http://ipamericana.org.br/novo/index.php/estudos/2013/01/principios-do-culto-aceitavel-a-deus/
http://dancaumatodeadoracao.blogspot.com.br/2012/02/estudo-biblico-o-papel-da-danca.html
0 comentários:
Postar um comentário