"Orai sem cessar." - 1 Tessalonicenses 5:17
Essa orientação contida em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar” sempre me foi muito confusa, foi também e é até hoje, não por alguma tipo de falha no texto não é isso, mas sim por uma má interpretação, comum a cristãos com pouco experiência.
Mas neste breve texto veremos que este "orai, ou orar sem cessar" é bem mais profundo do que as suas próprias palavras querem dizer, bem como, suas aplicação hoje dentro das igrejas.
Idas em montes, orações de madrugada, jejuns intermináveis, listas e mais listas de pedidos, não que fazer jejuns ou pedir algo ao Senhor seja ruim ou errado, não é isso, apenas acredito que nossas suplicas na maioria das vezes revelam nossa pequenez em conhecer o óbvio, ou seja, quando Paulo diz "orai sem cessar" não está falando para repetirmos hábitos incessantemente, ou ritos religioso, mas na verdade nos chamando para um consciência em reconhecer a presença de Deus e sua soberania em todo tempo.
A todo momento devemos saber que Ele está conosco, a cada instante devemos estar ligados em sua Boa Obra, nunca devemos esquecer de agradece-Lo, e a cada respirar O reconheçamos que Ele está agindo em nós, aleluia, isso é oque nunca cessa.
Se duvida que é assim, feche seus olhos ai agora, respire e expire bem fundo, e pense o quão misericordioso o Senhor tem sido com você, louve-O por isso
Posso estar sendo eloquente ou até presunçoso em achar que um texto com uma "ordenança" tão clara, não seja para cumprir ritos que aprendemos desde de quando ingressamos em qualquer igreja (eclésia) tradicional ou da mais liberal possível, fomos ensinados que devemos calejar nossos joelhos, ou fazer cruzadas nos montes, vigílias, etc, claro que temos que orar, e orar juntos como igreja, e orar também em nosso quarto onde o Senhor nos vê em segredo, mas orar sem cessar vai além de tudo isso.
Quando nossos pensamentos se voltam à preocupação, medo, desencorajamento e ira, devemos conscientemente e rapidamente tornar todo pensamento em oração e toda oração em ação de graças. Em sua carta aos Filipenses, Paulo nos comanda a não mais sermos ansiosos, mas pelo contrário: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (4:6). Ele ensinou os crentes de Colossos a perseverarem “na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2). Paulo exortou os crentes da igreja de Éfeso a enxergarem oração como uma arma para ser usada em batalhas espirituais (Efésios 6:18). O famoso pregador do século 19, Charles Spurgeon, descreveu a vida de oração de um Cristão ao dizer: “Como os cavaleiros da antiguidade, sempre em batalha, nem sempre em seus cavalos avançando com suas lanças contra o seu adversário para fazê-lo cair do cavalo, mas sempre usando as armas que podiam alcançar.... Aqueles cavaleiros deprimidos geralmente dormiam em suas armaduras; então, até mesmo quando dormimos, ainda sim devemos estar no espírito de oração, para que se por acaso acordarmos de noite, ainda estaremos com Deus”.
No desenrolar do nosso dia a oração tem que ser uma ferramenta constante diante de toda e qualquer situação, seja em resposta a uma situação que nos amedronta ou nos deixa abatido ou ansioso, a qualquer obra que nos venha a confrontar. O Pr. John MacArthur adverte que a falta de oração vai fazer com que paremos de depender da graça de Deus e passemos a depender de nós mesmos. Orar sem cessar é, em essência, dependência da comunhão com o Pai.
Para os Cristãos, oração é uma espécie de assinatura. Não existe outra marca para um Cristão do que sua piedade, devoção e consciência a se voltar a oração, pois isso mostra sua total dependência do Pai. Para nós que somos meros pecadores, carnais e totalmente limitados, a oração é o mecanismo que nos liga ao mundo espiritual e nos conecta com o Pai.
Lamentavelmente muitos acreditam, mesmo que inconscientemente ou até de alguma forma que "mantenha" as aparências, que somente nos domingos durante um simples culto, que aquele é o local e a hora dessa oração, sendo que na verdade não mantem uma vida constante e segura de oração de consciência cristã.
“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os adiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou” (João 17.14)
Não somos desse mundo, assim também como nosso Mestre não é, então que comecemos a agir como tal, ou seja, 100% ligados no Evangelho.
E vejam que nem somos perseguidos como os Cristãos primitivos foram, apenas vivemos um tempo onde a apostasia e a falta de fé contrastam com o esfriamento cada vez maior do amor
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos," - Efésios 6:18
"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" - Colossenses 4:2
Ore sem cessar e viva como um Cristão!
0 comentários:
Postar um comentário