domingo, 24 de julho de 2016

UMA CARTA PARA OS MARIDOS



“Maridos amem as vossas esposas assim como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” (Efésios 5:25-25).

Confesso aos irmãos que esse texto me faz tremer, pois se trata de algo tão sério e profundo. Paulo orienta que nós homens devemos “amar nossas esposas assim como Cristo amou a igreja”.
Nós sabemos que esse amor foi um amor inexplicável e não cabem comparações. Mas então porque Paulo comparou algo incomparável? A meu ver ele quis impactar mesmo, nos fazer refletir que casamento e amor às nossas esposas é algo totalmente Sagrado.
Jesus amou a igreja e sua noiva que somos nós, que deixou toda sua Glória e Poder para se fazer homem e amou ao ponto de morrer simplesmente por amor. (João 3 16; Fl 2:6,11).
Toda vez que leio essa passagem paro para refletir e me fazer uma auto-análise e se estou amando e agindo com a minha esposa da mesma maneira que Cristo agiu pela igreja. Confesso que na maioria das vezes tenho agido diferente daquilo que Cristo nos deixou de exemplo. E qual deve ser nossa atitude para que possamos ama-las com todo o amor? A resposta vem em seguida “e se entregou por ela”. Isso mesmo, temos que se entregar de corpo e alma para a nossa companheira.
Cristo não substituiu sua noiva por algo que aparentemente parecia melhor e mais agradável, no caso o pecado. Podemos ver em Mateus 4 quando o diabo faz propostas a Jesus que se não fosse pelo amor e o propósito de Cristo talvez cairia. Nenhuma tentação abalou a Cristo e vemos o resultado disso no Versículo 10: “afasta-te Satanás”.
Também vemos Jesus no Getsemani que chegou a dizer: “Afasta de mim esse cálice, mas seja feita a sua vontade” (Lc 22:42). Só conseguiremos ter uma relação saudável e duradoura se Cristo for o centro de nossos relacionamentos.
Infelizmente o que mais temos visto são casamentos destruídos. Uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que 75% dos casamentos acabaram e vemos muito disso no meio Cristão.
Deus criou o casamento para ser eterno, claro que Cristo deixou algumas exceções como Lemos em (Mateus 5:27,32), mas temos que orar para que não chegue a esse ponto.
Outra pesquisa feita mostra que pessoas entre 20 e 40 anos no país inteiro, de diferentes classes sociais, falaram sobre traição. E o resultado foi surpreendente! Mais de 70% dos homens entrevistados, e cerca de 60% das mulheres, confessaram que já traíram seus parceiros, pelo menos uma vez na vida - 68% deles e 46% delas traíram o parceiro atual.
Agora pense comigo, se Cristo tivesse nos traído uma única vez agora não estaria escrevendo esse texto, pois estaríamos todos perdidos. Dito isso, consegue perceber com profundo é essa passagem de Paulo e quão mais profundo é o amor de Cristo por nós?
“Se Conselho fosse bom vendíamos” é esse o ditado, mas quero deixar um conselho principalmente aos jovens que estão namorando e querem casar. Casamento é algo sério se pretende casar só pelo prazer sexual ou casar para “fugir” da casa da mãe querendo ter sua vida e não tiver o amor como o principal, aconselho a não se casar para que você não entre nas estatísticas que mencionei acima.
Paulo da outro conselho que se “não consegue abraçar-se se case” (I Co 7:9). Se você está decidido e ama sua companheira case-se, não fique vivendo uma vida de casado sendo solteiro assuma o papel de homem, o cabeça e haja como um homem de Deus.
Tenho aprendido muito nessa minha vida de casado e sempre que minha relação tende a cair na rotina, pego esse versículo e reflito para não deixar a essência do amor acabar.
Cultive o amor, permaneça fiel a Deus e a sua esposa. Cumpra seu juramento no altar e ame em palavras e ações sua companheira e seus filhos.
Minha oração é que o Senhor abençoe todas as famílias da terra e que esses números de divórcio acabem e permaneça o Amor.

Graça e Paz


#SimãoPedro

0 comentários:

Postar um comentário