quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Estudo Bíblico - Evangelho de João - Capítulo 01



Jesus é a Palavra de Deus

João inicia este livro, com a devida ajuda e provisão do Espírito Santo, narrando de maneira magistral a pessoa de Jesus ao longo da eternidade (João 1:1). Jesus é tratado como o verbo e que ele estava com Deus antes de vir para a terra e ele participou da criação de todas as coisas. Também o chama de luz que tem a vida.(João 1:1-5)

Após resumir toda a obra salvífica do Criador em apenas 5 versículos, ele narra a respeito da "Voz que Clama no Deserto", um outro João, o Batista, e fala que ele foi enviado por Deus para dar testemunho de Jesus, falar de sua vinda, do que ele faria.

Jesus, o verbo que veio ao mundo mas que foi rejeitado pelos que eram dele (os judeus, que eram o povo escolhido de Deus na época, mas depois da vinda de Jesus todos tiveram o direito de ser povo de Deus, depois depois de sua morte passou a ser pela graça de Deus revelada em seu Filho Jesus). E todos aqueles que receberam Jesus e creram nele esses são o povo de Deus, filhos de Deus.(João 1:5-12)

Jesus é a Palavra de Deus! Aleluia (João 1:14). Imaginem só a graça em pessoa, o amor encarnado, as boas-novas em pessoa, não há como descrever os desígnios do Altíssimo.

João Batista - A Voz que Clama no Deserto

Quando João estava no auge do seu ministério, pregando arrependimento, muitos se achegaram até ele para lhe interrogar, pois ele era muito respeitado pelo povo, era tido como um profeta e para alguns até o messias. Mas João Batista fez questão de elucidar que não era o Cristo, "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Fazei um caminho reto para o Senhor’, como disse o profeta Isaías" (João 1:23). Após João deixar claro que não era o Salvador, eles questionaram porque João Batista batizava, ele demonstrou de forma bem objetiva o quão importante é quem viria após ele, “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, já está quem vós não conheceis. Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”. Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. Jesus, o Cordeiro de Deus" (João 1:26-28)

Os primeiros discípulos (João 1:35-51)

João Batista, na companhia de seus discípulos vê a Jesus e diz: "Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:36), reforçando que Jesus é o messias e cumprindo seu papel de testemunhar a Cristo. Dois discípulos foram ao encontro com Jesus e o indagaram sobre onde Ele responde "E Jesus disse: “Vinde e vede" (João 1:39).

Eu confesso que já li o evangelho de João várias vezes e só agora percebi o quão espiritual é essa primeira resposta de Jesus no versículo 39, "vinde e vede", ou vem e vê. Esse convite foi como tudo que Jesus disse é um convite desafiador a termos experiência com ele e através do poder do Evangelho (Romanos 1:16), sermos transformados por ele.

Este convite, como se provará ao longo deste estudo, não promete vida fácil, nem riquezas, apenas o ápice, o vindouro, a glória futura, os céus abertos (João 1:51)

1 comentários: