sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estudo bíblico – Evangelho de João – Capítulo 03

Estudo bíblico – Evangelho de João – Capítulo 3

Nicodemos, um mestre sábio e justo, era fariseu e membro do Sinédrio. Essa era a mais alta corte judaica e tinha 70 membros notáveis. Nicodemos vinha de uma importante família aristocrática de Jerusalém e era uma autoridade nas escrituras. Sua vinda á noite podia ter diversas razões: Ele queria falar com Jesus em segredo, sem levantar qualquer suspeita ou dar margem a criticas entre seus colegas no Sinédrio; queria a privacidade que a noite proporcionava para não competir ou intimidar as multidões que assediavam Jesus durante o dia; por causa da obscuridade de seus grandes pecados, ele pode ter preferido aconselhar-se em particular com Jesus; ou talvez simplesmente não pudesse esperar até o amanhecer. Tempos depois, Nicodemos participou do sepultamento de Jesus suprindo abundante quantidade de especiarias para serem colocadas entre as faixas de sua mortalha (João 19.39-42).
Nicodemos ficou confuso com a ênfase que Jesus deu ao novo nascimento. Ele sabia que nascer de novo fisicamente seria impossível. Jesus insistiu com Nicodemos que ele devia nascer do Espírito para poder compreender as coisas espirituais de Deus.
Jesus descreveu a si próprio como àquele que desce dos céus, o Filho do Homem. A expressão “Filho do Homem” aparece mais de 80 vezes nos Evangelhos, mas apenas quatro vezes no restante do NT. “Filho do Homem” indica o ministério especial de Jesus e o comissionamento de Deus; seu sofrimento, morte e ressureição; e seu retorno.
João destacou tanto a vergonha da Cruz quando a majestade da ressureição em todo o seu Evangelho. Deus puniu os Israelitas no deserto com serpentes mortais depois que eles que eles murmuraram e falaram contra Deus e Moisés. Muitas pessoas foram picadas e morreram. Quando o povo se arrependeu e suplicou por misericórdia, Deus mandou Moisés erguer uma serpente abrasadora sobre uma haste dentro do acampamento. Deus prometeu que qualquer uma que olhasse para a serpente de bronze seria curada da picada venenosa e salvo da morte. Esse incidente do AT indicava Jesus, que seria levantado sobre a Cruz como sacrifício necessário para a salvação.
João descreve o Amor infinito de Deus pela humanidade ao ponto de entregar seu único filho simplesmente por Amor. Jesus veio ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. No final João diz que quem crê no Filho tem a vida eterna.

Graça e Paz!

0 comentários:

Postar um comentário