domingo, 1 de novembro de 2015

Estudo da Carta de Paulo aos Romanos Capítulo 7


- A Lei, o pecado e a Graça redentora de Jesus Cristo.

Depois de explicar aos cristãos de Roma que, em Cristo, eles estavam libertos da escravidão do pecado, Paulo começa a demonstrar através de exemplos práticos o poder e a influência que a Lei tem sobre o pecado. Ele compara o domínio da Lei sobre o ser humano com a lei do casamento:

"Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido."

Sabemos que o relacionamento da Igreja com Cristo é uma figura do casamento: a Igreja é a noiva que está sendo adornada para encontrar o Noivo (Jo 3:29 / Ap 19:7). A fidelidade da noiva no período de espera é fundamental para que ela seja considerada santa e pura para as Bodas do Cordeiro.

Após a queda no Éden e a introdução do pecado na essência do ser humano, todos os desejos e vontades ficaram corrompidos e inclinados ao mal - viramos escravos do pecado e da carne, sendo necessária a intervenção da Graça de Cristo mediante o Seu sacrifício na cruz para nos libertar de tal condição. Isso significa que o homem por si só sem a intervenção do Espírito Santo não é capaz de escolher as boas dádivas de Deus.

"Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus. Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte."

A lei serve, nesse caso, como "trampolim" para o pecado operar na carne, sendo necessária a obediência cativa aos seus mandamentos para que o homem se mantivesse "longe" do mal - a obediência não era necessariamente por amor ou prazer, mas por imposição.

"Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou."

Mas como entender a relação lei x pecado? Ora, somos seres humanos, carnais, enquanto que a lei é puramente espiritual. Nosso espírito se alegra em obedecer, embora nossa carne sempre vá se inclinar ao pecado. Jesus Cristo foi o único homem na terra que cumpriu com perfeição toda a Lei.

"De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado".

A moda agora é a "proliferação" da espécie SUPERCRENTE. Já ouviu falar?
Aquele que jamais se rende ao pecado, o UNGIDO DE DEUS, imune às armadilhas de Satanás, blindado da cabeça aos pés, o único que não pode ser atingido por nenhum tipo de mal....

Engraçado...vejamos o que o Apóstolo Paulo diz sobre a carnalidade que insiste em lutar contra os princípios espirituais:

"Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?"

MISERÁVEL!!!! Paulo, enquanto homem carnal, se diz MISERÁVEL por não conseguir ser liberto do corpo pecaminoso (embora tenha prazer em obedecer ao Senhor) e vemos uma geração de homens e mulheres que não passam de pó da terra (Gn 3:19) se achando o último biscoito do pacote, bancando de super santos, dando tiro, tapa e tudo mais na cara do diabo....chega a ser trágico.

Não tem jeito, amados. Enquanto estivermos nesse corpo corruptível, estaremos sujeitos à degradação pelo pecado - doença não dá em poste!! O próprio apóstolo relata os perigos de vida e aflições pelas quais passou por amor ao Evangelho (2Co 6:5 / 11:24).

Por que então haveria de ser diferente conosco? Por que tantas campanhas de prosperidade, milagres e vida abundante? Por que não preferimos sofrer as angústias e aflições até o dia em que seremos recompensados pelo Justo juiz?

Porém, permanecemos firmes na promessa que nos foi dada com a morte e ressurreição de Jesus Cristo nosso Senhor: seremos revestidos de glória quando Ele retornar para regenerar todas as coisas (1Co15.52-57).

Enquanto isso não acontece, amado irmão, em nome de Jesus, sirva ao Senhor com entendimento e fé. Não se esqueça de que nos foi dado o Espírito da Vida, que nos fortalece e nos ensina a viver em santidade. Aos lavados e remidos no sangue do Cordeiro o domínio do pecado já não existe - somos livres para servir com amor e alegria. Mas não podemos negligenciar as palavras do Mestre:

João: 16. 33. "Eu vos preveni sobre esses acontecimentos para que em mim tenhais paz. Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo.”

Enfim, certo de quem é em Cristo, Paulo finaliza com as palavras que resumem todo o contexto:

"Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado" Rm 7:25

Sejam edificados pelo Espírito Santo. Nós amamos vocês em Cristo Jesus. 

0 comentários:

Postar um comentário