domingo, 1 de novembro de 2015

Seu Hipócrita!


"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando."
(Mateus 23:13)


Jesus neste versículo e em outros do mesmo contexto, enfrentou os religiosos da época, e seu discurso foi bem duro, não da forma que eles mereciam, mas da forma que eles precisavam ouvir acerca da pior condição que um ser humano pode chegar, que é vir a ser hipócrita.

Quando penso nesta afirmação, Daquele que consegue ver nosso interior e expor aquilo que só nós sabemos que existe, nossa real condição, eu tremo de terror, não por algo que fiz ou que não conheça, mas pela realidade que estamos, mentindo pra nós mesmos.

Não que outras condições sejam mais brandas que a hipocrisia, mas sem relativizar esta, imagine um ladrão e um hipócrita, alguns ladrões roubam com a certeza que nunca serão descobertos, e em alguns casos não são, o hipócrita por sua vez está com seu mundo exterior intacto livre de assolações, ele fala muito bem, ensina muito bem, ele ajuda os outros até muito bem, e é aceito dentro do seu nicho pelos outros, mas por dentro é como um sepulcro caiado!

O problema clássico do hipócrita é que ele não quer cura, e muito menos admitir que é doente. Óh insensato! Então, ele abre um hospital para os doentes que ele elegeu como seus discípulos, ou simplesmente viram nele algo que podem extrair.

Que triste realidade, levando essa condição para o âmbito do evangelismo brasileiro, não é difícil de encontrar este perfil, líderes religiosos como antigamente, guias cegos, pessoas que tentam readequar o cristianismo a uma denominação ou a seu bel prazer (desejos, loucuras e visão pessoal).

Mas amados, a hipocrisia também está em nós quando aceitamos qualquer pessoa nos confrontar de forma que nossos valores e nossa fé é subjugada, não falo isso com relação a criar contendas entre irmãos nem para proclamar algo, mas para que possamos saber que um hipócrita continua a existir e ser alimentado porque somos hipócritas também.

O que quero dizer é que de nada adianta saber identificar hipócritas, ou até estar sofrendo na "mão" deles, se você continua sendo um.

Creio que nossa vida longe da plena vontade de Deus e uma vida que foge da centralidade de Cristo, em sua essência a sua Palavra, é uma vida de hipocrisia. Todos os dias pecamos, todos nós somos pecadores, e essa consciência no pleno conhecimento da Palavra não pode vir antes ou depois de uma vida, de um interior transformado.

Muitas vezes essa transformação ocorre de forma avassaladora quando alguém amarga um julgo pesado por parte de alguém, algum líder, pastor, irmão, conjugue, parente, etc. Quando alguém está de morada na prisão da hipocrisia as pessoas que não tem conhecimento e vida cristã caem em tentação, apenas pelo fato de dizer "amém" a um deturpador.

A saber que o evangelho verdadeiro não consegue se misturar com algo tão genuinamente humano, que maquia a realidade e alimenta o ego e cega os perdidos.

Cristo chega a dizer que o Hipócrita "fecha as portas do reino de Deus aos homens", como pode isso?

Alguma semelhança com nossos dias?

Eu creio que um evangelho com claros desvios bíblicos podem sim ao invés de "facilitar" fazer "dificultar" e até endurecer um coração de ouvir a voz da verdade.

A hipocrisia caminha de mãos dadas com a heresia, com a soberba e com o medo, este último por se tratar de maquiar o interior para um exterior hostil. Tudo que nosso Salvador ensinou foi que o Evangelho, as Boas Novas, são claro, além de um favor sem tamanho para resgatar o homem perdido, uma mudança na forma de pensar, que a centralidade de tudo está Nele.

Imagine se Ele fosse como algum de nós que prega e até vive o evangelho do "oba-oba", "Jesus te ama e eu também", "tudo vai dar certo na sua vida", "você é precioso demais", "você isso, você aquilo...". Não estou denotando que Ele não nós ama e que o amor não está em sua mensagem até porque ela é o Amor, mas o antropocentrismo que está, o sentido fundamento no "eu, tudo é meu, tudo tudo tudo..."

Mas ainda há tempo, assuma sua sua condição, assim como eu, e ao invés de se silenciar diante de suas próprias incoerências e tolices, confirme o amor de Deus baseado nelas próprias, ou seja, faça dessas sua limitação, uma forma de você enxergar sua podridão, e não ponha sobre os homens os pesos que você mesmo sabe que ninguém consegue carregar. Anuncie a Palavra para você mesmo, e, como decorrência, para quem quiser ouvir. Mas deixe uma coisa bem clara sempre: a Palavra é, sobretudo, para você; por isso é que você a prega, o restante é com o Espírito Santo.

Meus queridos, que abandonemos essa cultura anticristã chamada hipocrisia e sejamos verdadeiramente parecidos com Ele, Jesus o Cristo. E não, que não dificultemos a vida de ninguém de ter com o Reino dos céus. Se em por qualquer motivo o Espírito Santo lhe incomodar ou falar com você lhe mostrando sua condição limitada, ouça-O, e abandone de vez suas cóleras que afloram como dito aqui pela hipocrisia ou por outros tantos tipos de enganos que te levaram ao Reino do Pai ou às trevas.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2)

Que nossas vidas sejam exemplos vivos do que a sinceridade faz com um nascido de novo, com um regenerado, nessa batalha chamada caminhada cristã.

0 comentários:

Postar um comentário