quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Confissões de ex-fariseu


Faz tempo que já gostaria de ter escrito este texto, pois se tratar de algo muito íntimo, mas que pode ir ao encontro com alguns corações, e por intermédio do Espírito Santo, culminar em mudança de vida, de mente e principalmente de rumo.

Um certo homem, após várias tentativas, diversas frustrações, quando ele acerta o alvo, geralmente ele se realiza, ou de certa forma conquista seu objetivo correto? Depende, no tocante a fé, isso pode na realidade ser bem diferente.

O homem peca, o Senhor por meio de seu sacrifício salvífico, nos resgata com sua graça. Mas este resgate implica que não pecarei mais? Claro que não! Nossa caminhada pelo caminho deixado pelo Mestre, demanda em muitas lutas, dificuldades e ainda mais mudanças. E elas começam pela nossa mente (Romanos 12:1-2)

Todos os dias é uma luta, travada em nossas mentes. Me ouso a dizer que erros e acertos começam lá, na mente. Reflita comigo, quando pecamos por mais "pequeno" que seja este pecado, como ele começou? você filho, mente pra sua mãe que não tem tarefas escolares, antes você pensou, criou uma estratégia de como irá falar e ocultar seus deveres e "shazam" a mentira foi dita, e começou na mente. O pecado começa na mente, devemos lutar em dominar nossas atrocidades, que vivem em nós, devido a nossa natureza pecaminosa.

Não foi a toa que Jesus disse em Mateus 5:28 "Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela.". O mestre disse isso porque o pecado começa a ser maquinado primeiro depois é executado, os olhos são uma espécie de reagente que ataca fogo nas chamas que estão sendo formadas em nossa cabeça.

Um dos frutos do Espírito Santo é o domínio próprio (Gálatas 5:22), eu entendo que o domínio próprio ele é um dos principais frutos do Espírito, pois se nos dominarmos (com a ajuda do Espírito Santo) muitos pecados deixarão de serem concebidos seja em nossa mente, ou seja praticado.

Cristãos sinceros não "fecham os olhos" para isso, e sabem que suas limitações devem ser preenchidas pelo Pai, para que nos aperfeiçoemos cada dia mais, até o dia onde teremos um corpo totalmente incorruptível, e uma mente totalmente renovada ao caráter do varão perfeito, Jesus o Cristo.

Mas e onde o fariseu entra nessa história? Bem os fariseus que Jesus enfrentou, eram religiosos que dominavam a lei de forma que se consideravam mais santos que outros que não a praticavam como eles, ou seja, sua devoção era com ritos, religiosidades, coisas provenientes dela, ao invés de serem transformados por ela. Isto tem um nome bem simples de se proferir: HIPOCRISIA!.

Quanto Cristo nos resgatou da morte para a vida, todo um sentido novo foi dado a nossa existência, aquela circulo vicioso que nos fadava ao fracasso e ao caos, ao inferno, estava rompido. Contudo isso não é "automático", existe um agente permanente que nos convence a todo momento, e esses "momentos" fazem a diferença de forma prática, demostrado pelo nosso modo de viver, uma vida que esboce um novo nascimento, porque esboce, simples: porque não conseguimos sozinhos.

Que nossa oração hoje seja para que todo orgulho, toda hipocrisia, todo falso mérito, que possamos achar em nós seja esvaziado totalmente de nosso ser, para que um outro "Ser" viva em nós o Espírito Santo, que é o agente mantenedor da graça atuante.

#joaobatista

1 comentários:

  1. Muito feliz!! Venho buscando estudos bíblicos, desde de que me convenci das erradas e equivocadas doutrinas das Igreja com que Jesus viveu! Foi um dos melhores ensinamentos nesta minha caminhada de fé! Agradeço a Deus por vocês.

    ResponderExcluir