quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Examinai-vos a Vós Mesmos



Examinai-vos a Vós Mesmos - 2 Coríntios 13:5

Alguns homens usam todos os artifícios para provar que são fiéis servos do Senhor. Alguns chegam a mostrar suas "carteira de pastor" ou mostram seus cartões de identidade para provar que têm alguma função oficial numa igreja. Outros orgulhosamente afirmam sua fidelidade porque pertencem a alguma grande e respeitada denominação. Isso sem contar os que possuem, seu certificado de "fiel dizimistas". 


Há aqueles que creem nos seus sentimentos, dizendo que sabem que estão salvos por causa de alguma experiência pessoal. Em sua auto-confiança, estas pessoas podem ficar ofendidas se você questionar a salvação delas. Como você reage se alguém desafia sua fidelidade ao Senhor? Você fica irritado, asseverando iradamente que ninguém tem direito de questionar se você é um filho fiel de Deus?

Ou como você se porta se é confrontado com a palavra de Deus? Por acaso defende sua heresias? Paulo desafiava a fidelidade de outras pessoas. Ele julgava os vários erros na igreja de Corinto, e dizia que voltaria para ver se eles tinham corrigido seus problemas (2 Coríntios 12:14 - 13:2). Mas Paulo avançou mais um passo. Ele ordenou claramente a estes irmãos que se julgassem: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados" (2 Coríntios 13:5).

Como podemos julgar-nos? Precisamos comparar nossas ações com as ordens de Deus. 1 João 2:3 diz-nos que podemos estar confiantes em nossa comunhão com Deus somente se estamos obedecendo-o: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos."

E quando alguém questiona minha salvação, como devo eu reagir? Devo pesquisar as Escrituras para determinar se aquela pessoa está dizendo a verdade (Atos 17:11), e então deverei aplicar em minha vida o ensinamento da Bíblia (Tiago 1:21-25). Você fica ofendido quando alguém questiona sua relação com o Senhor? "O caminho do insensato aos seu próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos" (Provérbios 12:15).

É sabido que ninguém gosta de ser corrido, somos crentes mimados, gostamos na verdade de sermos afagados em nossos erros e enganos, é a verdade, a dura realidade. Porém o correto teria que ser o contrário, pois se examinas a nós mesmos, se colocarmos a prova as Escrituras em nós, o amor cresceria de forma que o Espírito Santo nos moldaria cada vez mais.

É impossível não ser transformado e corrido, se, conhecermos realmente o Evangelho (Jo 3:16). 

Que nossa oração seja para que o Pai, transforme a cada dia nosso ser, retirando esse coração de pedra e colocando um coração de carne, capaz de ouvir e praticar a suas verdades, e que o seu poder esmagador do evangelho (Romanos 1:16), esmague o ego e o orgulho em nós.

0 comentários:

Postar um comentário