quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O QUE TEMOS NAS MÃOS? - UMA ANÁLISE DA PARÁBOLA DOS TALENTOS (Mateus 25:14-29)





A parábola dos talentos é bastante conhecida no meio cristão para dar base, ERRADAMENTE, aos argumentos de "quanto mais você der, mais Deus vai te abençoar" e bizarrices similares difundidas pelos pregadores da contagiosa "teologia da prosperidade", cujos templos (e mentes) evangélicos estão totalmente contaminados.





No entanto, a lição daqui extraída tem a ver com outro tipo de prosperidade, embora os talentos fossem peças de ouro que valiam muito naquela época e Jesus estivesse utilizando justamente a relação servo-senhor-bens materiais para nos ensinar sobre algo muito mais importante: Deus nos dá muitas coisas valiosas (dons, capacidades, possibilidades, oportunidades) para usarmos e multiplicarmos em nossa vida para o Seu Reino.

Mas....será que estamos MESMO usando nossos talentos para servir ao Rei Jesus?

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre "dom" e "talento":


DONS são concedidos aos REGENERADOS em Cristo, através do ESPÍRITO SANTO, com a finalidade de EDIFICAR O CORPO DE CRISTO, ou seja, A IGREJA.



“Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja” (1Co 14.12).


Os dons são recursos concedidos por Deus para fortalecer e edificar a Igreja espiritualmente. Para exortar, consolar, aperfeiçoar, visto que todos estão no mesmo corpo. Como os membros são diferentes, a diversidade de dons também é concedida a cada um conforme decisão do Espírito Santo e devem ser exercidos com amor, em unidade e fé (Leia Romanos 12:3-81 Coríntios 12).


Muitos estão se utilizando dos dons de forma interesseira e egoísta. As dádivas divinas nos são concedidas pela graça e devem ser utilizadas com sabedoria e santidade a fim de que o nome do Senhor seja exaltado e todos os membros do Corpo de Cristo sejam edificados. Os dons não são para classificar o crente ou demonstrar superioridade espiritual. Por ser resultado da graça divina, não recebemos tais dons por méritos próprios, mas pela bondade e misericórdia do Senhor!! O cristão pode ser cheio de dons e ainda assim não estar no centro da vontade de Deus.



"Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.22,23).









O talento é uma habilidade, uma aptidão, um gosto, uma predisposição espontânea a algo que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado através da prática e do estudo. Durante a vida, aprendemos e desenvolvemos vários talentos, que podem ser potencializados pela ação do Espírito Santo para uma tarefa específica (Leia Êxodo 31:1-6). As pessoas frequentemente desenvolvem seus talentos e depois direcionam suas profissões  de acordo com esses talentos - eles também são utilizados na vida secular (Ex: atletas, bailarinos, músicos).




E daí, meu caro irmão em Cristo, que Deus pedirá contas de todas as coisas que fizermos com os nossos dons e talentos, assim como na parábola o rei pediu aos servos que apresentassem o resultado de seus talentos que lhes foram confiados enquanto esteve fora.

"Então, o servo que recebera cinco talentos se aproximou do seu senhor e lhe entregou mais cinco talentos, informando: ‘O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui mais cinco talentos que ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!’.  Assim também, aproximou-se o que recebera dois talentos e relatou: ‘Senhor, dois talentos me confiaste; trago-lhe mais dois talentos que ganhei’. O senhor lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!’. Chegando, finalmente, o que tinha recebido apenas um talento, explicou: ‘Senhor, eu te conheço, sei que és um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou. Por isso, tive receio e escondi no chão o teu talento. Aqui está, toma de volta o que te pertence’. Sentenciou-lhe, porém, o senhor: ‘Servo mau e negligente! Sabias que colho onde não plantei e ajunto onde não semeei? Então, por isso, ao menos devíeis ter investido meu talento com os banqueiros, para que quando eu retornasse, o recebesse de volta, mais os juros. Sendo assim, tirai dele o talento que lhe confiei e dai-o ao servo que agora está com dez talentos. Pois a quem tem, mais lhe será confiado, e possuirá em abundância. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o para fora, às trevas. Ali haverá muito pranto e ranger de dentes’"

Mateus 25:20-30



Cantar, pregar, evangelizar...nada disso vai ser válido quando Cristo vier em sua glória e pedir que mostremos a Ele as nossas mãos e elas estiverem VAZIAS. Ou pior: estiverem cheias de tesouros acumulados através do EGOÍSMO e SOBERBA.




Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte. Provérbios 10:2


A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal. Provérbios 21:6


Se não praticarmos a religião que agrada ao Pai, seremos apartados dEle no Dia do Juízo.


"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." Tiago 1:27



"Todas as nações serão reunidas diante dele, e Ele irá separar umas das outras, como o pastor separa os bodes das ovelhas. E posicionará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda."
Mateus 25:32,33






Amados, sejamos zelosos pelos dons e talentos que o Pai Celestial nos concedeu. Façamos tudo com amor e visando o crescimento espiritual dos nossos irmãos e da Igreja de Cristo.

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria". Eclesiastes 9:10

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". 1 Coríntios 10:31






"Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo! Se alguma pessoa edifica sobre esse alicerce utilizando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será manifesta, porquanto o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá sua recompensa. Se a obra de alguém se queimar, este sofrerá prejuízo; ainda assim, será salvo como alguém que escapa por entre as chamas do fogo"


1 Coríntios 3:12-15


Que você possa usar seus dons e talentos para a Glória de Deus. Shalom!




0 comentários:

Postar um comentário