quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Pirataria - Uma breve reflexão sobre



No meio cristão moderno temos vivenciado algumas peculiaridades devido a internet e redes sociais, entretanto o que nos chama à atenção é a PIRATARIA, inclusive no meio teológico, por muitos ditos "cristãos", que infelizmente não são apenas coniventes com a prática, como também usam desse artifício na internet. 


Mas será que isso é certo? O que a Palavra nos diz? O que a lei nos diz? Vamos primeiro na Palavra, Jesus repreendeu os fariseus quanto a isso: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mt 22:21), e o apóstolo Paulo também nos adverte,de que até mesmo quando é lícito, ou seja, não é errado, certas coisas não convém (1Co. 6:12).


Já no âmbito jurídico, é sabido, que a Pirataria é crime de acordo com a lei 10.695, de 2/7/2003, na lei de direitos autorais ( lei 9.610, de 19/2/1998) diz que constitui ofensa ao autor a reprodução de obras ou trechos para fins particulares, desde que mencione o nome do autor, de onde foi publicado os escritos, ou traduzidos. Portanto se você tem por hábito publicar, compartilhar, textos que não são seus, sem dar os devidos créditos, saiba que está cometendo um crime.


A lei também diz que obras com mais de setenta anos, não precisam da autorização do autor para serem publicadas, nem há necessidade de mencionar o mesmo ao compartilharmos suas obras, mas a nós cristãos, que devemos ser obedientes  não somente à lei, mas em primeiro lugar a Deus, logo, temos que dar a César o que é de César.

Concluo irmãos, que além de ser antiético em muitos casos é crime segundo a lei que rege nosso país, não obstante, é também desobediência para com àquele Deus nosso Senhor. Façamos tudo para a honra e glória do Senhor! Busquemos sempre as fontes para dar-lhes os devidos crédito, e assim, nos pequenos gestos, mostrarmos os frutos daquele que habita em nós, o Espírito Santo de Deus.

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou faça outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." 1Co.10:31.

2 comentários:

  1. Queria colocar minha opinião sobre o texto, acho que poderia ser mais abrangente, a questão de softwares, usar cds vendidos ilicitamente, enfim... mas no todo esse texto é muito bom! Como todo o bom cristão nos devemos ser corretos em tudo!
    A paz do senhor irmão!

    ResponderExcluir
  2. Queria colocar minha opinião sobre o texto, acho que poderia ser mais abrangente, a questão de softwares, usar cds vendidos ilicitamente, enfim... mas no todo esse texto é muito bom! Como todo o bom cristão nos devemos ser corretos em tudo!
    A paz do senhor irmão!

    ResponderExcluir