quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Imitação de Cristo por Tomás de Kempis - Capítulo 05

Nós próximos dias iremos postar aqui no #blogVCD um excelente livro para quem busca maturidade e para mim é como um verdadeiro manual de espiritualidade. Gostaria de salientar que apesar do livro conter doutrinas e conceitos anti-bíblicos e ser de um católico, seguimos aquele princípio de reter oque é bom.





Da lição das Sagradas Escrituras


1. Nas Sagradas Escrituras há de procurar-se a verdade, não a eloqüência. Os livros santos devem ser lidos com o mesmo espírito com que foram ditados. Neles demos buscar a edificação mais que as sutilezas da linguagem. De tão boa vontade devemos ler os livros singelos e devotos como os profundos e sublimes. Não te embaraces com a autoridade do escritor, se foi homem de grandes ou de poucas letras; mova-te a ler o puro amor da verdade. Considera o que te dizem sem indagar quem o diz.


2. Os homens passam mas "a verdade do Senhor permanece eternamente" (Ps. XXXVIII, 7). Deus fala-nos de diferentes maneiras sem aceitação de pessoas. Na lição das Escrituras prejudica-nos muitas vezes nossa curiosidade, porque pretendemos compreender e discutir sobre o que se deveria passar com simplicidade. Se queres tirar proveito lê com humildade, singeleza e fé, sem aspirares à reputação de grande ciência. Interroga de bom grado e ouve, em silêncio, as palavras dos santos; nem te desagradem as sentenças dos velhos que, sem razão, não as proferem.

0 comentários:

Postar um comentário