quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Imitação de Cristo por Tomás de Kempis - Capítulo 04

Nós próximos dias iremos postar aqui no #blogVCD um excelente livro para quem busca maturidade e para mim é como um verdadeiro manual de espiritualidade. Gostaria de salientar que apesar do livro conter doutrinas e conceitos anti-bíblicos e ser de um católico, seguimos aquele princípio de reter oque é bom.





Da prudência nas ações


1. Não se deve dar crédito a qualquer palavra nem obedecer a todo impulso, mas pesar as coisas na presença de Deus com prudência e vagar. Infelizmente, tanta é a nossa fraqueza que, muitas vezes acreditamos e dizemos dos outros, com mais facilidade, o mal que o bem! Mas os homens perfeitos não prestam facilmente fé a tudo o que se lhes conta porque conhecem a natureza humana, inclinada ao mal e leviana no falar.

2. Grande sabedoria é não aferrar-se ao próprio parecer. E ainda, não crer sem discernimento tudo o que dizem os homens, nem encher os ouvidos alheios do que ouvimos ou cremos. Aconselha-te com varão sábio e consciencioso; e prefere ouvir outro melhor que tu a seguir as tuas luzes. A vida virtuosa faz ao homem sábio diante de Deus e dá-lhe muita experiência. Quanto mais o homem for humilde e submisso a Deus, tanto maior será a sua sabedoria e serenidade.

0 comentários:

Postar um comentário