terça-feira, 24 de novembro de 2015

Batismo no Espírito Santo x Falar em Línguas


A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO 


Ao findar seu ministério na terra, Jesus começou a explicar as verdades do Reino de Deus abertamente aos discípulos e não mais em forma de parábolas (João 16:29). Dentre essas verdades, a que mais chocou seus seguidores foi a revelação da missão do Messias:


"Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito."

Mateus 17:22,23


Jesus começa então uma serie de orientações finais aos seus discípulos, registradas no Evangelho de João, capítulos 14 a 16. Uma dessas orientações foi a respeito do envio do outro Consolador:



"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador
para que fique convosco para sempre
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo
que o Pai enviará em meu nome, 
esse vos ensinará todas as coisas, 
e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". 

João 14:16, 26

"Mas, quando vier o Consolador, 
que eu da parte do Pai vos hei de enviar, 
aquele Espírito de verdade, 
que procede do Pai, ele testificará de mim".

 João 15:26


"E agora vou para aquele que me enviou; 
e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
Antes, porque isto vos tenho dito, 
o vosso coração se encheu de tristeza.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá
porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; 
mas, quando eu for, vo-lo enviarei".

João 16:5-7


Após sua crucificação, morte e ressurreição, Jesus apareceu novamente aos discípulos por muitos dias, ensinando muitas outras coisas a respeito do Reino de Deus (Atos 1:3). Pouco antes de ser recebido nos céus, ordenou:




"Certa ocasião, enquanto ceava com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que aguardassem a promessa do Pai, a qual, salientou Ele: 'De mim ouvistes! Porquanto João, de fato, batizou com água, entretanto dentro de poucos dias vós sereis batizados com o Espírito Santo (...) e recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!' Tendo dito estas palavras, foi Jesus elevado às alturas enquanto eles o contemplavam, até que uma nuvem o encobriu da vista deles".


Atos 1:4-8


"Então, eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica próximo a Jerusalém, à distância de cerca de um quilômetro. Assim que chegaram, subiram a um grande aposento onde se hospedavam. Estavam presentes: Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele".


Atos 1:12-14


A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO


"E ao completar-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um barulho, semelhante a um vento soprando muito forte, e esse som tomou conta de toda a Casa onde estavam assentados. Então, apareceram distribuídas entre eles línguas como que de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. E todas as pessoas ali reunidas ficaram cheias do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o próprio Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam morando em Jerusalém, judeus, tementes a Deus, vindos de todas as partes do mundo. Ao ouvirem aquele estrondo, ajuntou-se um grande número de pessoas; e ficaram maravilhados, pois cada um ouvia falar em sua própria língua. Perplexos e admirados comentavam uns com os outros: “Porventura, não são galileus todos esses que estão falando? Como, então, cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua materna? (...) todos nós os ouvimos discursar sobre as grandes realizações de Deus em nossa própria língua!” (...) E todos estavam absolutamente assustados e confusos, perguntando uns aos outros: “O que significa tudo isto?”"


Atos 2:1-8;12



Vejamos alguns pontos importantes aqui:


a) "ao completar-se o dia de Pentecoste" 

Pentecoste era uma festa judaica anual, também chamado de festa das Semanas, ou festa das Primícias; uma celebração dos primeiros rebentos da colheita. Exigia-se por lei que os homens judeus fossem a Jerusalém, três vezes ao ano, para celebrar as principais festas (Dt 16:16), a saber: a Páscoa (ou festa dos pães ázimos) na primavera, o Pentecostes (do grego cinquenta) sete semanas e um dia depois (Lv 23:15-16) e a festa dos Tabernáculos, ao fim da colheita do outono. Ou seja, o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja num dia de Pentecoste. Este não é um termo originalmente feito para celebrar o Espírito Santo. Apenas nos primeiros anos do século XX que "Pentecoste" se tornou sinônimo do movimento protestante.




b) "estavam todos reunidos num só lugar

Quem? A resposta está em Atos 1:12-14: 
"Estavam presentes: Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele"


c) "De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados"

Houve vento? Não! O Espírito Santo não veio como vento. Não houve o chamado vento do Espírito e este não encheu a casa. O que houve foi um som como que de um vento, e foi este som que encheu a casa. Simbolizando o poder impetuoso, mas invisível do Espírito Santo.

d) "E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma" 

As línguas eram de fogo? Não! No dia de Pentecoste, não houve fogo algum. As línguas não eram de fogo e sim, como que de fogo. A expressão original grega é "hõsei pyros", "as of fire" no inglês, "como de fogo", em português. O fato é que eles perceberam (perceber não é sinônimo de ver) algo e narraram comparando ao fogo. Um dos símbolos do poder Divino.


e) "E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem"


Houve "línguas estranhas"? Não! O termo grego é "heterais glõssais" que significa línguas diversas, porém conhecidas, ou seja, idiomas humanos. Eles falaram e todos os presentes entenderam. Logo não há manifestação de línguas estranhas inteligíveis, como hoje praticado por muitos grupos evangélicos. É possível que até os que estavam falando também entendessem.


Ou seja:
Ser cheio do Espírito Santo não é agir como louco desorientado, sem controle sobre seu corpo e atitudes, muito menos falar em "línguas estranhas".










O QUE SIGNIFICA SER "CHEIO DO ESPÍRITO SANTO", AFINAL?



"Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, declarando: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus que lhe apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me a ti para que tornes a ver e fiques cheio do Espírito Santo!” Imediatamente lhe caíram dos olhos algo parecido com umas escamas, e ele passou a ver de novo. Em seguida, levantando-se, foi batizado." 
Atos 9:17-18



Saulo, o homicida perseguidor da igreja, foi transformado em Paulo, o apóstolo dos gentios, ao ficar cheio do Espírito Santo. Quem fica cheio do Espírito demonstra transformação de caráter.


"Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e foi levado pelo Espírito ao deserto".
Lucas 4 :1


Jesus cheio do Espírito Santo, não falou em línguas e sim venceu a tentação. Quem está cheio do Espírito, vence as tentações.


"Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!"
Lucas 1: 41, 42

Isabel não falou em línguas e sim abençoou Maria. Quem está cheio do Espírito, abençoa as vidas ao seu redor.


"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos..."
Atos 4:8



Pedro, cheio do Espírito Santo, não falou em línguas e sim foi sábio para pregar e testemunhar. Quem está cheio do Espírito prega e testemunha com sabedoria, é ousado na evangelização.


Paulo nos ensina que o Espírito Santo distribui o dom a cada um visando um fim proveitoso (1 Co 12:7-13). A cada um é dado certo tipo de dom e nem todos falam em línguas. No entanto, escrevendo à Igreja de Corinto, diz que todos foram batizados em um só Espírito, mesmo os que não falavam em línguas. Biblicamente falando, podemos afirmar que o dom de línguas não é evidência do batismo no Espírito Santo mas sim a manifestação notória do fruto do Espírito e dos dons espirituais.




 O poder de falar em outras línguas é concedido pelo próprio Espírito Santo. Não existe "aula" de falar em línguas. As línguas que os discípulos proferiram naquela ocasião foram idiomas dos países de origem das pessoas que estavam em Jerusalém!










Ser cheio do Espírito Santo é ter o caráter transformado pelo Evangelho através da regeneração, a primeira etapa da obra da salvação realizada pelo Espírito Santo (Leia o artigo sobre a obra da salvação AQUI).


Conclusão:




A doutrina pentecostal alega que o batismo no Espírito Santo é uma segunda experiência do salvo com a terceira Pessoa da Trindade. Alega também que devemos buscar batismo no Espírito Santo. Na realidade, os textos não mostram ninguém buscando o referido batismo. Se as expressões "foi derramado o dom do Espírito", "recebiam o Espírito Santo" e "veio sobre eles o Espírito Santo" significam ser batizados no Espírito, há uma incoerência na doutrina pentecostal. Recebe-se o Espírito Santo, ou o dom do Espírito Santo, quando se converte. Concluímos que não há textos que incentivem a busca do batismo no Espírito Santo, o que os textos sagrados incentivam é uma busca por intimidade com o Consolador, ou seja a busca pela plenitude do Espírito Santo.

Gostaríamos de deixar bem claro que nós da #EquipeVCD não declaramos "guerra" a nenhuma denominação pentecostal, apenas consideramos heresia o fato de alguns cristãos chamarem esse tipo de manifestação bizarra de "ser cheio do poder do Espírito Santo" e incentivarem as pessoas a imitarem esse tipo de comportamento, crendo que o "falar em línguas" é uma OBRIGAÇÃO aos que são batizados no Espírito. Essa afirmação não tem bases bíblicas seguras, uma vez que o dom de línguas NÃO É A PRIMEIRA EVIDÊNCIA OBRIGATÓRIA do batismo no Espírito Santo, mas apenas uma das POSSÍVEIS evidências. 

O que essas denominações usam como base está relatado em Atos 2: 4: "E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem". 

O que eles NÃO EXPLICAM (ou não ENSINAM) é que as OUTRAS LÍNGUAS foram distribuídas pelo Espírito visando a proclamação do Evangelho de Cristo (pelos discípulos) ao mundo inteiro. No entanto, foram línguas humanas conhecidas. (Ver Atos 2:5-13). 

#OliveiraBrava

15 comentários:

  1. Em 1COR cap 14, a interpretação é a mesma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Co 14 fala a respeito da utilização do dom de línguas no culto e o zelo pelo dom da profecia.

      Excluir
  2. Que materia maravilhosa e exclarecledora , passei por 1 problema serissimo de familia, e quase fui injustiçado, se não foce por DEUS interceder por mim eu estaria hoje perdido, e quando estava perto da minha vitoria chegar,DEUS me vendo aflito usou 1 jovem pra me avisar que em breve eu estaria livre, esse rapaz estava de shorts sem camisa e estava tentando se livrar do vicio das drogas, ele estava contenplando o ceu e derrepente ele começou a falar 1 idioma eu arrisco dizer que era o aramaico, como pode ser se ele é semi analfbeto, mais ali era DEUS falando pois ele foi usado pra me trazer a boa noticia e duas semanas depois aconteceu o que DEUS disse atravez dele ALEUIAS glorias ha DEUS !!!

    ResponderExcluir
  3. Amo o site, mas este post foi uma decepção teológica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em qual sentido? onde erramos? estou aberto a opiniões contrárias a minhas, desde que estejam centradas na palavra

      Excluir
    2. "E ao completar-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um barulho, semelhante a um vento soprando muito forte, e esse som tomou conta de toda a Casa onde estavam assentados. Então, apareceram distribuídas entre eles línguas como que de fogo (Línguas como que de fogo que é a língua estranha ao homens), e pousou uma sobre cada um deles. E todas as pessoas ali reunidas ficaram cheias do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas,( depois do batismo com evidencias de línguas dos anjos, manifestou os dons de maravilhas falando os idiomas de outra nação sem ter aprendido), de acordo com o poder que o próprio Espírito lhes concedia que falassem

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Porque remover comentarioss e estao abertos a opinioes contrarias aff

    ResponderExcluir
  6. Quem fala linguas estranhas nao fala aos homens mas a Deus, existem nao somente as inteligiveis .E so e usada pra edificar a si mesmo, se falar em publico que seja com decencia e ordem que haja interprete.O que acho dificil hj alguem ter dom de dicernimento de linguas tanto dos homens como as dos anjos.

    ResponderExcluir
  7. Quem fala linguas estranhas nao fala aos homens mas a Deus, existem nao somente as inteligiveis .E so e usada pra edificar a si mesmo, se falar em publico que seja com decencia e ordem que haja interprete.O que acho dificil hj alguem ter dom de dicernimento de linguas tanto dos homens como as dos anjos.

    ResponderExcluir
  8. 1 Coríntios: 14. 2. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. .Eu sempre achei que esse versículo resumia essa questão... Como enterpretar esse versículo então

    ResponderExcluir
  9. Lucas 1: 41, 42

    Isabel não falou em línguas?
    Claro que não, ela não tinha o Espirito Santo residente mas ela foi cheia do Espirito Santo pois Jesus ainda estava no ventre de Maria, mas no dia da inauguração da igreja, Maria mãe de Jesus foi batizada e orou em línguas estranha e com dons de maravilhas,

    ResponderExcluir
  10. Jesus cheio do Espírito Santo, não falou em línguas?
    Mas nele habitava corporalmente toda plenitude da divindade ( Deus), agora nós precisamos do Batismo do e dos dons do Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  11. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

    ResponderExcluir