segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ARMINIANISMO É BÍBLICO?


Eis um dos temas mais polêmicos da atualidade, que acaba gerando muitas divergências entre os cristãos - principalmente nas redes sociais.

O Arminianismo é um sistema de crença que tenta explicar a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade, especialmente em relação à salvação. O Arminianismo recebe esse nome devido a Jacó (ou Tiago) Armínio (1560-1609), um teólogo holandês. O Arminianismo enfatiza a responsabilidade do homem na salvação e defende o livre-arbítrio.








Os cinco artigos do Arminianismo formam uma declaração teológica assinada por 45 ministros e apresentado ao estado holandês em 1610. Essa declaração é conhecida como Remonstrância e defende o seguinte:







Eleição Condicional - Deus escolheu quem seria salvo com base no saber de antemão quem iria acreditar. 



Expiação Ilimitada - Jesus morreu por todos, mesmo aqueles que não são escolhidos e não vão acreditar. A morte de Jesus foi por toda a humanidade, e qualquer um pode ser salvo pela fé nEle. 


Depravação Parcial - a humanidade é corrompida pelo pecado, mas não ao ponto de não poder escolher se aproximar de Deus por conta própria. Significa que somos capazes de escolher aceitar ou rejeitar a salvação sem qualquer influência de Deus. Observação: o Arminianismo clássico rejeita a "depravação parcial" e tem uma visão muito perto da calvinista quanto à "depravação total". Tanto que o próprio Armínio escreveu a respeito: "Neste estado [caído], o livre-arbítrio do homem para o verdadeiro bem não está apenas ferido, enfermo, inclinado, e enfraquecido; mas ele está também preso, destruído, e perdido. E os seus poderes não só estão debilitados e inúteis a menos que seja assistido pela graça, mas não tem poder algum exceto quando é animado pela graça divina."




Graça Resistível - o chamado de Deus para ser salvo pode ser resistido ou rejeitado. Podemos resistir o chamado de Deus à salvação, se quisermos, através do livre-arbítrio.


Salvação Condicional - os cristãos podem perder a salvação se continuarem em uma vida de pecado e se afastarem de Deus. A manutenção da salvação é necessária a fim de retê-la. Observação: muitos arminianos negam a "salvação condicional" e creem na "segurança eterna".


Muitos cristãos (incluindo os batistas) tem sido influenciados pela visão arminiana. Também os metodistas, os congregacionalistas e os universalistas.


Bases Bíblicas (algumas delas):

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (1 Timóteo 2:4-6)

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Atos 2:21)

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16)

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

(2 Pedro 3:9)

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? (Ezequiel 33:11-12)

Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1 Coríntios 9:22)

Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida. Pois que reconsidera, e se converte de todas as suas transgressões que cometeu; certamente viverá, não morrerá. (Ezequiel 18:27-28)

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
(Romanos 5:18)

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, (Tito 2:11)

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
(Hebreus 5:9)


Conclusão:


Dentro da história da teologia cristã, o arminianismo está intimamente relacionado com o calvinismo, sendo que os dois sistemas compartilham a mesma história e muitas doutrinas. No entanto, eles são frequentemente vistos como rivais dentro do evangelicalismo por causa de suas divergências sobre os detalhes das doutrinas da predestinação e da salvação, embora ambos "se defendam" com bases bíblicas. No entanto, nenhum dos sistemas consegue explicar adequadamente a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade, devido ao fato de que é humanamente impossível discernir um conceito que apenas Deus pode entender completamente.



Comparação com as demais linhas protestantes.
Fonte: Wikipedia




Fontes: 


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