terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ESTUDO BÍBLICO - O SERMÃO DO MONTE - OS DISCÍPULOS NO MUNDO



Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 5:13-16




O que Jesus quis dizer com essa declaração?

Os filhos de Deus devem resplandecer a glória do Pai onde quer que estejam, inclusive no meio de uma geração corrompida como a nossa (ver Filipenses 2:15).



O SAL


Curiosidade: A composição do sal x A composição do ser humano


O cloreto de sódio (sal) é formado por:

- Um mineral
- Um gás

O ser humano é formado por:
- Pó da terra
- Fôlego de vida
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Gênesis 2:7


A comparação com o sal é uma das mais interessantes já feitas pelo Mestre: o sal serve tanto para dar sabor como para conservar. Ele não tem prazo de validade; se for utilizado em doses incorretas, pode estragar toda a comida e a cada dia mais tem seu sabor apurado como tempero. No meio da mistura, acaba desaparecendo, deixando apenas o seu gosto marcante.

Como remédio, o sal pode ser utilizado para purificar locais infectados e curar feridas.

Na Antiga Aliança, os sacrifícios eram temperados com sal antes de serem oferecidos ao Senhor. Era o "sal da aliança" (ver Levítico 2:13).
Nossas palavras mostram o que somos. O apóstolo Paulo diz que devemos temperar nossas palavras com sal:

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". Colossenses 4:6


Jesus disse que somos o sal da terra por que onde quer que estejamos devemos ser perseverantes, equilibrados, levando em nós as marcas do sacrifício de Cristo, a cura para este mundo cheio de pecados através do Amor derramado sobre nós. Lembrando sempre que nós devemos diminuir para que Ele cresça! (Jo 3:30)




A Luz


Onde há luz, as trevas se dissipam. Jesus é a Luz que veio ao mundo para trazer a verdade de Deus ao que estava coberto pela religiosidade e hipocrisia.


Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. João 1:9

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5

Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:46


Assim como Jesus, seus discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo a realizar as mesmas obras que Ele realizou.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12


Ser luz no mundo é ser referencial de santidade, brilhar o caráter de Cristo e realizar boas obras através do amor. Assim como a intenção de alguém que acende uma vela ou uma lâmpada é iluminar todo o ambiente, a luz que Jesus que emana de nós não pode ser escondida!


A função da Igreja é anunciar, testemunhar e viver a Cristo, contribuindo desta forma para que a sociedade não se corrompa e não se desumanize. Não podemos viver separados do mundo, escondidos em tradições, ritos e doutrinas de homens, preocupados apenas com problemas institucionais. Ser sal e luz não é tarefa fácil, sem dúvida, mas precisamos perseverar no amor e na fé para cumprirmos o nosso papel até a volta do Mestre.

Até o próximo estudo!


0 comentários:

Postar um comentário