segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Estudo bíblico – Evangelho de João – Capítulo 9

O capitulo nove do evangelho de João começa relatando a cura de um cego de nascença. Essa cura foi uma de duas curas em que Jesus usou a saliva (Mc 7.33). Nenhum valor medicinal foi associado ao tanque de Siloé, uma fonte de agua localizada na parte interna do muro sudeste da cidade. O tanque era um feito de engenharia para a época, criado através da construção do túnel de Ezequias, que desviava as aguas de Siloé até a fonte de Giom (um ponto menos vulnerável aos exércitos assírios). Cavado na rocha sólida, esse túnel de mais de 530 metros fornecia agua, que era desviada de fora para dentro da cidade, a partir do vale de Cedrom, em caso de um cerco inimigo. O tangue de Siloé media aproximadamente 6 por 9 metros e ainda hoje é usado como fonte de água. 

Uma discussão ocorreu quando os fariseus acusaram Jesus de não guardar o sábado:

1) Jesus havia feito lama, o que era considerado trabalho proibido no sábado.

2) Jesus havia curado o homem cego, e qualquer procedimento médico que não incorresse em risco de morte não era permitido no sábado.

3) Jesus havia colocado saliva nos olhos do homem, uma pratica que não era permitida no sábado.

Portanto, os fariseus achavam que Jesus não podia ter vindo de Deus. Mas outros, assombrados e impressionados pelos milagres de Jesus, não podiam considerar Jesus um pecador.

Jesus usou toda essa situação em que os indivíduos respondiam a ele de forma tão diferente para ensinar sobre cegueira e visão. De um lado estava o homem cego de nascença, agora enxergando, e de joelhos adorando o Senhor. Do outro lado estavam os líderes religiosos, obstinados e desumanos, rejeitando Jesus e pedindo sua morte. 

Na época de Jesus, a cegueira era uma metáfora para o pecado, e a visão, para a santidade. Jesus falou aos fariseus que mesmo que eles enxergando fisicamente com nitidez, estavam escolhendo, deliberadamente, a cegueira espiritual.

Que não sejamos como os fariseus cegos para o Reino de Deus. Vamos orar pra que o Espirito Santo venha no meio da sua Noiva e abra nossos olhos espirituais e possamos ver seus milagres, sinais e prodígios.



#SimãoPedro

0 comentários:

Postar um comentário