A videira e os Ramos
Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido. Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido. O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos.
Jesus é a base, Jesus é a fonte, é a videira, o caule principal. Nós somos os ramos, os ribeiros, as ramificações do Evangelho, se permanecemos nEle. Os frutos de amor e misericórdia só são produzidos nos que permanecem ligados ao Cristo.
O Amor do Pai e do Filho pelos discípulos
Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor. Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor. Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa.
A alegria do cristão só é completa em Jesus. Nada que existe no mundo terreno pode satisfazer um coração verdadeiramente entregue ao Senhor e disposto a servir em Seu Reino. O vínculo do Amor será sempre mais forte.
Os servos se transformam em amigos
E o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco. Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós. Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.
Jesus claramente diz que não somos nós quem escolhemos servir a Ele, mas Ele mesmo já havia nos escolhido desde o princípio para sermos seus. Alguns teólogos refutam veementemente essa doutrina da eleição. Porém, como podemos ver, ela tem forte base bíblica se comparada a Romanos 9.
O mundo odeia os discípulos
Se o mundo vos odeia, sabei que, antes de vós, odiou a mim. Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.
Aqui existe outra evidência de separação entre os discípulos e o restante do mundo - aqueles que não recebem e não aceitam a Palavra de Deus, tampouco reconhecem a Jesus como sendo o Filho Unigênito do Pai. Como escolhidos de Deus, sabemos que o cristão passará por perseguições assim como o Mestre passou. Quem prega um evangelho de facilidades, bênçãos e vida plena é mentiroso e não tem parte com Deus. O cristão precisa sofrer para amadurecer o caráter de Cristo dentro de si mesmo. Leia mais sobre o sofrimento do cristão aqui. (Confira as referências em Mateus 5:11 - 10:5-22; 1 Pedro 2:20 - 4:15,16; Atos 4:18-22)
A promessa do Espírito Santo
Quando, porém, vier o Advogado que Eu enviarei para vós da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a meu respeito. E vós, também, dareis testemunho, pois estais comigo desde o princípio.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. É o Espírito de Jesus, derramado apenas sobre os que O servem (Romanos 8:9). Ele é Deus e possui os mesmos atributos do Pai (Salmos 139:7-8; 1 Corintios 2:10; 1 Corintios 12:7-11). Ele nos foi enviado para nos consolar e ensinar a viver como Cristo viveu. Ele nos capacita a falar de Jesus aos homens (Atos 2:14) e nos guarda do maligno até o final dos tempos (Efésios 4:30).
Até o próximo estudo!
0 comentários:
Postar um comentário