sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O CRISTÃO PRECISA SOFRER! - PARTE 2




4) Confirmar o valor da fé







"Todavia, ainda que venhais a sofrer porque viveis em justiça, sereis felizes. “Não vos atemorizeis, portanto, por causa de ameaças, nem mesmo vos alarmeis.” Porque é melhor sofrer por praticar o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal".

1 Pedro 3:14,17






"Portanto, nesta verdade, exultais! Mesmo considerando que agora, e por algum tempo ainda, tenhais de ser afligidos por toda espécie de provação. Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado."

1 Pedro 1:6-7



O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer o crente crescer em sua fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo – A ação do fogo é múltipla. Ele destrói, consome, aniquila; mas a Escritura cita o fogo aqui como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado.






a) "...por algum tempo ainda tenhais de ser afligidos..."


Pedro diz que o sofrimento para a confirmação da fé vem quando necessário – nem todos os cristãos que passaram pelo mundo experimentaram os sofrimentos dos quais Pedro falava mas, de certa forma, todos foram afligidos por confessarem a sua fé. A conclusão que se pode tirar dessa passagem é que nem todos sofrem o mesmo sofrimento porque é necessário que haja crescimento ou confirmação da fé em diversas áreas da vida.



b) "...por toda espécie de provação..."


Pedro diz ainda que a confirmação da fé vem por uma gama de sofrimentos. Os destinatários da carta de Pedro estavam sendo provados com aflições de várias formas (principalmente perseguições). Deus permite formas distintas de sofrimento em diversas áreas da vida para causar crescimento no meio do seu povo. Esse teste de fé está longe de ser uma experiência agradável mas é extremamente necessário para que nosso caráter seja transformado à imagem de Cristo.



c) "...até que a sinceridade da vossa fé seja atestada..."





Pedro diz que o sofrimento para a confirmação da fé não permanece para sempre. Somente o tempo necessário para que a sinceridade da nossa fé seja atestada por Deus. Quanto tempo isso leva? Vai depender de como reagimos às situações. Só Deus sabe. Por isso que o cristão deve buscar incessantemente a maturidade espiritual através do estudo das Escrituras, da oração e da consagração pessoal.







5) Aperfeiçoar o caráter cristão









"...nos gloriamos nas tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz perseverançaa perseverança produz um caráter aprovadoe o caráter aprovado produz confiança."

(King James Version)


"...gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança"

(João Ferreira de Almeida)

Romanos 5:3-4 





a) "...a tribulação produz perseverança"


Há outras versões da Bíblia que traduzem o texto de uma forma diferente. A palavra “tribulações” é traduzida como “sofrimentos”, “perseverança” é traduzida como “paciência” e “experiência” é traduzida como “caráter aprovado”. Assim, entendemos que os sofrimentos produzem perseverança (paciência, persistência, constância), características que se apresentam no cristão maduro, que se mantém leal à sua fé e aos propósitos de Deus, ainda que esteja sob tribulações ou sofrimentos. Em geral, não crescemos quando estamos em plena calmaria. Em todas as áreas da vida, o desenvolvimento só aparece na hora da crise.




b) "...a perseverança produz um caráter aprovado (ou esperança)..."


Esse é o início da reação em cadeia. Assim como os sofrimentos produzem a perseverança (ou paciência, constância, persistência), o fato de perseverar produz experiência e caráter aprovado. A ideia é a de alguém que foi testado e saiu vitorioso, tendo desenvolvido um caráter amadurecido pelos sofrimentos.



c) "e o caráter aprovado (a experiência) produz confiança (esperança)"

O sofrimento do cristão tem como resultado a perseverança, a firmeza, a constância e a paciência. Isso tudo é diretamente ligado à esperança. No sofrimento podemos dizer "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos 121:1,2).
A certeza de que sabemos em quem temos crido deve ser maior que a nossa aflição. nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Rm 8.18).











Conclusão



Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se de que você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais você tem passado são maneiras belamente estranhas de Deus cuidar de você.

Ele tem levado você de volta ao caminho dele, que é o caminho da vida, endireitando as suas veredas tortuosas. Se Deus não lhe houvesse mostrado o seu amor disciplinador, onde você estaria ainda?
Ele tem ensinado você a ter compaixão dos outros que sofrem e está te capacitando a estender a mão ao necessitado, a amar ao seu próximo.

Ele tem confirmado o valor da sua fé, por meios das tribulações pelas quais você passa.
Ele tem aperfeiçoado o seu caráter.




Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;

Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

Tiago 1:2,3


Porquanto, por amor de Cristo vos foi concedida a graça de não somente crer em Cristo, 

mas também de sofrer por Ele.


Filipenses 1:29

Material para estudo: 


Resultados da pesquisa

    Você Irá Sofrer - Paulo Junior 



0 comentários:

Postar um comentário